PMs salvam criança de seis anos de engasgo no Recife

Equipe encontrou menino tendo convulsões e apresentando quadro de hipóxia, insuficiência de oxigênio nos tecidos

por Vitória Silva sex, 07/01/2022 - 11:00
Divulgação/PMPE Policiais militares posam com a criança, após o susto Divulgação/PMPE

Um menino de seis anos foi salvo por policiais militares, após a mãe acionar os agentes ao perceber que a criança passava por convulsões ocasionadas por um engasgo. O caso aconteceu nessa quinta-feira (6), em uma residência no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. A equipe do 19º BPM realizava rondas com abordagens na rua da casa da família. 

De acordo com a PM, o garoto foi encontrado imóvel e não respondia aos estímulos de primeiros socorros. A corporação informou que o menino apresentava quadro de hipóxia, quando há ausência ou diminuição de oxigênio nos tecidos para que os órgãos funcionem normalmente. Os policiais adotaram a Manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução respiratória. Após várias tentativas, a criança expeliu um pedaço de alimento que estava a impossibilitando de respirar. 

Após o sucesso dos procedimentos iniciais, os PMs levaram a criança para o Hospital Boa Viagem, para prosseguir com o atendimento de primeiros socorros. Em seguida, o menino foi encaminhado ao Imip para exames complementares, sendo realizado um protocolo para assegurar que ele não teve sequelas como consequência do longo tempo sem respirar. 

Casos frequentes 

Pelo menos três casos de engasgos com crianças foram atendidos pela Polícia Militar de Pernambuco em menos de duas semanas. No último dia 28 de dezembro, policiais militares salvaram um bebê em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A criança estava engasgada e foi encontrada desmaiada no momento do socorro. À ocasião, a manobra de Heimlich não funcionou e a criança quase foi a óbito. 

O segundo caso é mais recente, ocorrido no último domingo (2), em Olinda. Uma recém-nascida foi salva por militares após se engasgar com o leite materno. Segundo a assessoria da PM, os agentes estavam fazendo uma ronda no Alto da Sé, quando foram acionados por uma senhora que pedia socorro por sua neta. 

COMENTÁRIOS dos leitores