Cliente acusa locadora de bloquear carro em movimento

Empresa teria negado socorro à locatária por uma suposta inadimplência que já havia sido refutada

sex, 28/01/2022 - 09:59
Marcelo Camargo/Agência Brasil Foto ilustrativa Marcelo Camargo/Agência Brasil

A empreendedora Louise Moura Cruz relatou em suas redes sociais o susto que levou, na última terça-feira (25), ao ter o carro alugado que dirigia bloqueado pela locadora enquanto a cliente cruzava uma rodovia em Pernambuco, à noite, junto ao marido. O que o casal primeiramente pensou ser uma pane, na verdade, foi um bloqueio feito pela Movida Aluguel de Carros, motivado por uma suposta inadimplência de Louise, que também alega ter enviado os comprovantes de pagamento dos meses anteriores, desmentindo a afirmação da empresa. 

À ocasião, o companheiro de Louise dirigia e ela estava no banco do passageiro dianteiro. Segundo a cliente, o carro estava em movimento e, de repente, desligou; o freio e a direção ficaram rígidos e o casal teve dificuldades para tirar o veículo da rodovia. Segundo Louise, a empresa alega que esse é o procedimento para inadimplentes. Na sexta-feira (21), a Movida já havia entrado em contato com a locatária para realizar cobrança. Louise enviou os comprovantes e não obteve mais retorno. 

A usuária relata que não obteve nenhum apoio da empresa e nega inadimplência. Familiares foram à via e socorreram Louise e o marido, que precisaram deixar o carro no local. 

“Quando liguei para a assistência 24hrs, eles relataram que não era uma pane, e sim um BLOQUEIO remoto, pois o carro estava em apropriação indébita por inadimplência. Eles falavam que precisavam de um ponto de referência e eu disse que estava no meio do nada, mas eles disseram que precisava de um ponto. Aí tive que sair andando até achar um ponto de referência. Quando achamos um ponto, eles afirmaram que não iam fazer o socorro, porque estávamos inadimplentes”, relatou nas redes. 

A cliente conta que foi surpreendida pelo descaso com que a empresa está tratando a situação. Por orientação da advogada, Louise está colhendo outros relatos de clientes que já passaram por maus bocados com a Movida, e diz que pretende entrar com ação judicial. “Para falar a verdade, desde o começo, a gente entendeu que devia ter sido uma falha, não é possível que isso seja comum. Mas a gente ficou muito revoltado quando eles continuaram sem ligar para a gente, preocupados só com o carro”, desabafa. 

Louise diz que a empresa entrou em contato para informar que eles deveriam ir até o local, para acompanhar a retirada do carro. Caso contrário, seria enviada uma equipe de busca para o veículo e o cadastro da empreendedora seria “negativado”, impedindo que ela alugasse com a Movida novamente. 

“Aí passou realmente de todos os limites. Eu falava: ‘vocês estão entendendo que bloquearam um carro em movimento?’. Aí eles só respondem que ‘esse é o procedimento padrão para inadimplência’ e que ‘não posso deixar o carro numa BR'”, detalha. 

A Movida está a par da situação e publicamente pediu desculpas pelo ocorrido. “A empresa tomou ciência da manifestação da cliente, se solidariza em sua indignação visto que o sistema de bloqueio não deve ser acionado, em nenhuma hipótese, com o carro em movimento. Nos desculpamos e tomamos todas as providências em relação ao atendimento que ela recebeu, reforçando nossa preocupação com os nossos clientes e para que a situação não volte a ocorrer. Comunicamos o assunto imediatamente à empresa responsável pelo controle do monitoramento e suspendemos o sistema temporariamente”, diz a nota da empresa. 

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