33.432 profissionais de saúde já contraíram Covid-19 em PE

Recife concentra o maior número de casos (31%), atualmente com 185 situações em investigação

por Vitória Silva sab, 05/02/2022 - 13:31
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Primeiros profissionais da saúde a serem vacinados Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em março de 2020, o estado de Pernambuco notificou 33.432 casos confirmados da doença entre profissionais da saúde, considerando toda a rede pública e privada. O número corresponde a 34,2% dos casos suspeitos (97.769) somente para este grupo, avaliando quadros sintomáticos e assintomáticos. Todas as confirmações foram realizadas através de exames laboratoriais, de acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Do total, 64.010 (65,5%) dos casos foram descartados. 18 (0,02%) seguem em investigação e 309 (0,3%) constam como inconclusivos.

O grupo mais afetado é o de mulheres na saúde, que comportam a maioria dos casos (73,3%). A faixa etária mais atingida é a de pessoas com idades entre 30 e 39 anos (33,7%). Nas categorias, auxiliares e técnicos de enfermagem lideram o quadro de infecções, com 9.014 (27%) casos em todo o período. 

Em nota, a SES-PE informou que é “pioneira” na realização de testes da Covid-19 para os profissionais de saúde e que realiza os afastamentos com prontidão. “A SES vem, permanentemente, fazendo chamamento de pessoas, de seleções públicas ou concurso, para qualificar e reforçar as escalas das unidades sob gestão da pasta. Desde o início da pandemia, já são 12.805 profissionais convocados”, escreveu a pasta ao LeiaJá.

Recife concentra o maior número de casos

A capital pernambucana tem 31% dos casos de Covid-19 identificados na comunidade de saúde como um todo, totalizando 10.326 casos confirmados da doença, desde março de 2020. Somando casos inconclusivos e descartados, são 35.720 registros. As situações em investigação, atualmente, são 185. 

Também em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife afirmou que “mantém o monitoramento diário dos profissionais com síndrome gripal, orientando a testagem imediata e indicando os afastamentos que se fizerem necessários. Desta forma, tem sido possível planejar estratégias para manter com qualidade a assistência prestada aos usuários do SUS no Recife”.

A pasta também informa que, para evitar a descontinuidade de assistência à população, tem realizado remanejamentos de profissionais entre serviços de forma a cobrir escalas desfalcadas pelos afastamentos citados, além de ampliar a quantidade de profissionais em plantões extraordinários.

A Secretaria ainda ampliou o quadro de trabalhadores do Atende em Casa, como forma de ampliar a capacidade de atendimento na plataforma e evitar a sobrecarga nas unidades de saúde. Também foram credenciados nove novos médicos clínicos para reforçar a rede municipal de saúde. Nos próximos dias, outros dez médicos serão convocados para atuar nestes serviços.

COMENTÁRIOS dos leitores