Ucranianos aguardam portaria prometida por Bolsonaro

A portaria prometida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, é sobre a concessão de visto humanitário para ucranianos que querem vir para o Brasil

qui, 03/03/2022 - 19:52
DANIEL LEAL/AFP Ucranianos aguardam promessa de Bolsonaro DANIEL LEAL/AFP

A diplomacia ucraniana no Brasil já está recebendo pedidos de cidadãos do País que questionam sobre o visto humanitário prometido pelo presidente Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (28). No entanto, apesar do presidente ter afirmado que a portaria seria publicada no dia 1º, nada foi feito até o momento.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan na segunda-feira (28), Bolsonaro garantiu que o governo federal trabalha em uma portaria interministerial para emitir vistos humanitários a ucranianos com interesse em vir ao Brasil. “Conversei agora há pouco com o ministro Carlos França, ele falou que irá tomar providências. Nós vamos abrir a possibilidade de os ucranianos virem ao Brasil através de visto humanitário, que é a maneira mais fácil de vir para cá”, disse. 

Na ocasião, o presidente informou que a portaria seria publicada até a terça-feira (1º), com as devidas diretrizes. 

Em coletiva nesta quinta-feira (3), o encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse que ainda espera a oficialização do que foi prometido pelo presidente brasileiro. “Estamos esperando a publicação [no Diário Oficial da União] de uma portaria que explique como vai funcionar a concessão desse visto humanitário”, afirmou Tkach, que contou que as solicitações vêm “principalmente de familiares ucranianos que já vivem aqui [no Brasil]”. 

Na quarta-feira (2), em conversa com jornalistas, Tkach afirmou que a comunidade ucraniana está se mobilizando para receber os refugiados principalmente em São Paulo e Curitiba. 

COMENTÁRIOS dos leitores