Irã frustra tentativa de sabotagem em usina nuclear

Membros de "uma rede que pretendia sabotar a instalação nuclear de Fordo foram presos pelos serviços de inteligência dos Guardiões da Revolução"

seg, 14/03/2022 - 20:44
. (Arquivo) Interior da usina subterrânea de Fordo .

O Irã frustrou uma tentativa de sabotagem em instalações nucleares localizadas no centro do país, informou a agência de notícias oficial Irna nesta segunda-feira, acrescentando que integrantes de uma rede ligada a agentes de Israel foram presos.

Membros de "uma rede que pretendia sabotar a instalação nuclear de Fordo foram presos pelos serviços de inteligência dos Guardiões da Revolução", o exército ideológico do Irã, anunciou a agência, sem fornecer detalhes sobre a identidade dos presos.

"Agentes dos serviços de inteligência sionistas" tentaram se aproximar de um funcionário da seção das centrífugas avançadas do tipo IR-6 na usina subterrânea de Fordo "recrutando" um de seus vizinhos, segundo a Irna. A agência indicou que o ato de sabotagem deveria ser realizado "antes da festa de Novuz", que começa em 21 de março, mas não informou quando as prisões ocorreram.

A usina de enriquecimento de Fordo está localizada nas montanhas, cerca de 180 km ao sul de Teerã. No começo de 2021, o Irã anunciou que havia iniciado o processo de produção de urânio enriquecido a 20% na central, apesar dos compromissos assumidos no acordo internacional de 2015 sobre seu programa nuclear.

O Irã acusou Israel em diversas ocasiões de ter sabotado algumas de suas instalações de enriquecimento de urânio, ou de querer fazê-lo.

COMENTÁRIOS dos leitores