Talibãs prendem apresentador de telejornal

O apresentador Bahram Aman foi detido na noite dessa quinta-feira nas instalações da TOLOnews, junto com o diretor de Informação, Khpalwak Sapai, e o assessor jurídico Nafi Khaleeq

sex, 18/03/2022 - 11:02
Mohd RASFAN (Arquivo) Combatentes talibãs caminham na direção de jornalistas, durante protesto em Cabul, em 28 de dezembro de 2021 Mohd RASFAN

Um dos apresentadores de televisão mais conhecidos do Afeganistão foi detido pelos talibãs, aparentemente por ter noticiado que as autoridades proibiram a transmissão de séries de drama estrangeiras - confirmou o canal de televisão independente TOLOnews, nesta sexta-feira (18).

O apresentador Bahram Aman foi detido na noite dessa quinta-feira (17) nas instalações da TOLOnews, junto com o diretor de Informação, Khpalwak Sapai, e o assessor jurídico Nafi Khaleeq, informou a principal rede independente afegã, em um comunicado.

Os dois últimos foram liberados rapidamente, acrescenta o canal.

"Os três foram presos por divulgarem informações, segundo as quais as autoridades proibiram as emissoras de televisão de transmitirem séries dramáticas estrangeiras", detalhou a empresa.

Um membro da família de Aman, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que está "preocupado", pois os talibãs "já haviam ameaçado" o jornalista anteriormente.

Em novembro passado, o Ministério talibã para a Promoção da Virtude e da Prevenção do Vício proibiu a transmissão de séries de televisão com mulheres, salvo nos casos de promoção de temas islâmicos.

Esta norma já era aplicada de diferentes maneiras e, agora, os talibãs parecem querer aplicá-la de forma mais rigorosa, conforme a TOLOnews.

A notícia da prisão dos três homens provocou uma rápida reação da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA, na sigla em inglês).

Pedimos "a libertação de todas as pessoas detidas pelos homens armados e o fim das intimidações e ameaças contra jornalistas e meios de comunicação independentes", tuitou a ONU.

COMENTÁRIOS dos leitores