Mutirão agiliza processos de violência contra mulher

De acordo com a Comarca de São José do Egito, foram prolatadas sentenças em 22 dos 24 processos em que houve audiências

por Camilla Dantas qui, 24/03/2022 - 19:12
Reprodução/ TJPE A juíza de Direito Tayná Lima Prado durante audiência Reprodução/ TJPE

Um mutirão realizado pela Comarca de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, obteve 91% resolução em processos de violência doméstica e familiar contra mulheres. De acordo com a Comarca, foram prolatadas sentenças em 22 dos 24 processos em que houve audiências.

As audiências foram realizadas no Fórum Desembargador Fausto Campos, entre dos dias 14 e 17 de março, pela juíza de Direito Tayná Lima Prado e pela equipe de servidores da comarca, com o auxílio voluntário de estudantes da Faculdade de Direito do Vale do Pajeú.

No evento, além das audiências, também ocorreram um acolhimento às vítimas, com uma sala ambientada. "As mulheres receberam orientação pela primeira vez. A ideia desse acolhimento foi realmente informar as mulheres sobre o ambiente da audiência. Dizer para elas o que poderia acontecer com o acusado no caso de uma eventual condenação. Prestamos informações para que elas conseguissem enfrentar o processo de forma consciente e com mais segurança. Esse atendimento foi feito pelas servidoras assessoras, acompanhadas dos estudantes de direito. A ideia foi direcionar as vítimas para uma sala com ambiente acolhedor e agradável”, afirmou.

  A juíza também falou sobre os objetivos do mutirão. “Os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher constituem o grande percentual de demandas criminais na Comarca de São José do Egito, que abarca não apenas este município, mas, também, a cidade de Santa Terezinha. Diante disso, decidimos iniciar a concretização do debate ideológico sobre a igualdade de gênero. Esse mutirão cria oportunidade de enfrentamento consciente do processo criminal para as mulheres vítimas de violência doméstica. A pauta desse primeiro evento envolveu apenas processos da 1ª Vara da Comarca. O projeto vai contemplar também ações judiciais da 2ª Vara. Neste momento, estamos planejando um novo mutirão e incluiremos processos da 2ª Vara na pauta”, explicou. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores