Crianças que tomaram vacina errada estão sendo monitoradas

A troca da vacina contra Covid-19 aconteceu com 41 crianças de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco

sab, 09/04/2022 - 18:48
SES-PE Apenas uma criança precisou ser internada, mas já recebeu alta e passa bem SES-PE

Algumas crianças de Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano, receberam a vacina contra Covid-19 da Janssen, destinada a adultos, no lugar da Pfizer pediátrica. Ao total, foram 41 crianças que receberam o imunizante errado; elas estão sendo acompanhadas e passam bem. A vacinação aconteceu na última terça-feira (5), na Escola Monteiro Lobato. Cerca de 72 horas depois, algumas mães procuraram unidades de saúde da cidade e relataram que os filhos se sentiram mal. 

De acordo com o secretário de Saúde do município, Artur Amorim, apenas uma criança precisou ser internada. “Das 41 crianças vacinadas com a vacina errada, seis apresentaram reações mais fortes, típicos de reação à vacina de Covid-19 (náusea, vômitos e febre). Apenas uma precisou ser internada por apresentar febre de 39.6 graus. Mas depois de medicada recebeu alta após algumas horas. Continuamos acompanhando o caso, mas não houve mais casos de reações fortes”, explicou.  

Segundo a prefeitura da cidade, o erro foi de uma funcionária responsável pela aplicação da vacina, que teria trocado a dosagem pediátrica pela de adulto no momento da vacinação. Em nota, a gestão disse que a profissional foi afastada das funções e deverá responder a inquérito administrativo. 

Do grupo que recebeu o imunizante trocado, 21 crianças estavam tomando a segunda dose e outras, a primeira dose. O secretário disse que não houve prejuízo para o esquema vacinal das crianças. “As que tomaram a segunda dose estão com o esquema vacinal completo. Já as que tomaram a Janssen como primeira, terão que tomar a Pfizer pediátrica dentro de 60 dias”. 

Nota na íntegra

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vem a público esclarecer que 41 crianças que receberam as doses de vacina diferente do esquema proposto pelo Ministério da Saúde estão sendo observadas. Neste momento, a fase mais aguda da reação já passou e apenas uma criança precisou ir ao hospital por ter tido febre alta. A criança já se encontra em casa.

A Secretaria Municipal de Saúde, em contato com a superintendência de imunizações do Estado de Pernambuco, relatou a ocorrência e, ao receber resposta de como prosseguir frente ao caso junto ao Programa Nacional de Imunizações, vem a público tranquilizar os familiares, e a população em geral, que as crianças que receberam a segunda dose de Janssen consideram-se com o esquema completo de vacinação. Já as crianças que receberam a 1 dose de Janssen, estas deverão completar o esquema após 60 dias, com a vacina da Pfizer pediátrica.

A orientação recebida pelo Ministério da Saúde, além de organizar o esquema vacinal como explicado acima, é de acompanhar as crianças e tranquilizar os familiares. Informamos, ainda, que a profissional que aplicou as vacinas está suspensa de suas atividades até a conclusão do processo administrativo instaurado para investigar o ocorrido. Informamos que a mesma poderá perder a função caso comprovada a imperícia.

COMENTÁRIOS dos leitores