55 mil pernambucanos podem perder o benefício do TSEE

Além de deixar de receber o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, essas pessoas poderão ser excluídas do programa

por Camilla Dantas seg, 09/05/2022 - 17:34
Flickr Quem não fizer a inscrição do TSEE perde o desconto de até 65% Flickr

De acordo com a Neoenergia, as pessoas que não atualizam o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) neste mês de maio. Dessa forma, quem não fizer a inscrição do TSEE perde automaticamente o desconto de até 65% na fatura de energia elétrica todos os meses. A empresa informou que mais de 55 mil pernambucanos estão correndo esse risco.

Além de deixar de receber o benefício, o Ministério da Cidadania e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que essas pessoas também serão excluídas devido à desatualização ou inconsistência no cadastro.

Número de Identificação Social

Aquelas famílias que possuem o Número de Identificação Social (NIS) têm direito à Tarifa Social, mas o titular o NIS não é o mesmo da conta de energia elétrica. A Neoenergia explica que por esse motivo não acontece o cadastramento automático. Nesse caso, esses consumidores terão que realizar a solicitação por meio dos canais da Neoenergia ou em uma das ações de atendimento itinerante.

Atualização de Cadastro

Além das 55 mil famílias que perderão o benefício já em maio, outros 100 mil consumidores devem atualizar o cadastro este ano para continuarem com o desconto na fatura de energia. Essas pessoas precisam buscar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município para regularizar a situação.

A  superintendente comercial da Neoenergia Pernambuco, Érica Ferreira informou que é necessário manter os dados atualizados, no CRAS, para garantir o desconto na fatura de energia. “É válido salientar que a indicação das famílias que perderão o benefício em caso de não atualização é feita pelo Ministério da Cidadania e Aneel, e não a distribuidora. Sabendo da importância da Tarifa Social de Energia às famílias pernambucanas, a Neoenergia Pernambuco está realizando essa convocação e orientando os nossos clientes sobre como regularizar a sua situação e manter o desconto”.

COMENTÁRIOS dos leitores