Brasil terá Mês de Prevenção ao Suicídio

A celebração ocorrerá no mês de setembro, com a promoção de debates e atividades sobre a campanha do Setembro Amarelo

qui, 12/05/2022 - 20:26

O Mês Nacional de Prevenção ao Suicídio foi aprovado pela Comissão de Educação nesta quinta-feira (12), e será comemorado anualmente, a partir deste ano, em setembro. A proposta é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que propõe a realização de palestras e campanhas sobre o tema, além da iluminação de órgãos na cor amarela. 

Girão apontou dados da Organização Panamericana de Saúde de que o Brasil é o 8º País com mais suicídios. Além disso, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 20 anos, de acordo com o senador. "Nós acabamos de sair de uma pandemia mundial, que está nos fazendo olhar com mais ênfase para uma nova pandemia, que já está a algum tempo mas que se agravou muito nesses dois últimos anos, que é a pandemia da automutilação de nossas crianças e jovens e do suicídio. Ele vai unir todos numa corrente do bem para mostrar que sempre há uma luz. Por mais que o fim do túnel a gente não consiga perceber".

Para ele, há a necessidade de uma resposta rápida para catástrofes humanitárias. "Melhor coordenados para prover as populações em situações de crise, a ajuda que precisam. Uma logística rápida, ágil e flexível, e portanto  capaz de reduzir o impacto dos desastres e salvar vidas".

 

COMENTÁRIOS dos leitores