Família australiana enfrenta surto de cobras píton em casa

Organização ambiental afirma que evento é inusitado, mas pode acontecer devido ao período reprodutivo da espécie após o inverno no país

por Vitória Silva qui, 12/05/2022 - 10:48
Reprodução/Facebook A cobra píton-tapete é uma espécie bastante comum na Austrália Reprodução/Facebook

Uma família de Buderim, na região montanhosa do estado de Queensland, na Austrália, encontrou seis cobras píton-tapete (morelia spilota) adultas na varanda e quintal de casa, na última segunda-feira (9). Os animais estariam passando pelo período reprodutivo e de caça. No início, quatro cobras foram encontradas no topo de uma pilastra na parte externa da residência, por cerca de três dias. No entanto, dias depois, mais duas cobras apareceram. 

Assustados com o surto, os donos da propriedade pediram a ajuda da Sunshine Coast Snake Catchers, organização especializada na captura de cobras na região Nordeste de Queensland, para remover os répteis e descobrir as possíveis causas dessas invasões. Assim que chegou ao local, Stuart McKenzie, um dos representantes da organização, foi inspecionar a sacada e se deparou com quatro cobras. 

Em um vídeo, gravado pelo guardião e compartilhado nas redes sociais, a primeira píton estava descansando em cima da estrutura de madeira, enquanto as outras duas estavam estendidas em duas cadeiras. O último animal foi pego rastejando em um tapete em direção à sala de estar. 

McKenzie conseguiu capturá-las com facilidade e as colocou dentro de uma espécie de bolsa, para que não se machucassem. Mais tarde, ele gravou o momento em que as cobras foram soltas em um matagal. 

Embed:
 

“Quatro cobras píton-tapete enormes no deck de uma família! Não é muito frequente isso acontecer, mas durante a época de reprodução, somos regularmente chamados por causa de ocorrências assim. Antes que você perceba, o inverno terminará e a época de reprodução estará sobre nós. Ligue-nos a qualquer momento se precisar de uma cobra realocada”, diz a publicação original, em inglês. 

Em um comunicado, a Sunshine Coast Snake Catchers afirmou que o aparecimento de cobras nesta época do ano, e especialmente em vários casos, não é um fenômeno comum. Mas, eles apontaram as possíveis razões para os casos de cobras invadindo residências. 

“Isso não acontece com muita frequência, mas durante a época de reprodução, as cobras ficam inquietas e se mudam para locais diferentes. Esta situação também é influenciada pela mudança de estação. Quando o inverno terminar, o período de reprodução entre eles será mais longo e intenso”, explicou a organização. 

A cobra píton-tapete é uma espécie bastante comum na Austrália e na Indonésia. Esses répteis são conhecidos por se alimentarem de pequenos mamíferos e pássaros. E eles podem crescer até quatro metros de comprimento, embora a maioria não consiga ultrapassar dois metros e meio. 

Por outro lado, a espécie está se extinguindo no país devido às mudanças climáticas, que comprometem seu habitat e dificultam a busca de alimentos. Consequentemente, eles vão para áreas povoadas para sobreviver. 

COMENTÁRIOS dos leitores