Moradores temem nova tragédia com chuva deste sábado

Ainda nas residências que se mantiveram de pé, a vontade de quem ficou se sobrepõe aos riscos de uma nova tragédia

por Victor Gouveia sab, 04/06/2022 - 13:16

Oito dias após deslizamentos de barreiras destruirem casas e provocarem mortes em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a chuva persiste neste sábado (4) e volta a despertar a apreensão dos moradores. Ainda nas residências que se mantiveram de pé, a vontade de quem ficou se sobrepõe aos riscos de uma nova tragédia.

Há 40 anos na região que fica rodeada por barreiras, Leanderson Soares resumiu suas perdas a uma parede de casa que não suportou o temporal. Ele colocou a mão no barro para socorrer os vizinhos, mas não quer viver a experiência novamente. "O que passa é a gente voltar para a correria novamente e tentar socorrer as pessoas. Teve quem perdeu tudo", relatou.

A casa de Flávia Patrícia está de pé, mas os danos na estrutura obrigaram sua saída. Morando com o avô há uma semana, ela alertou que a fragilidade das encostas representa um risco iminente com a volta da chuva. "Se aquela casa ali descer, bate aqui e termina de destruir o restante. Ela tá com uma rachadura enorme", apontou.

As chuvas da última semana deixaram 128 mortos em Pernambuco. O Governo decretou luto oficial e ainda contabiliza cerca de 9.300 pessoas acolhidas em abrigos. Um Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa prevê o benefício de R$ 1.500 às famílias que não têm onde morar.

COMENTÁRIOS dos leitores