Basa abre inscrições para editais de patrocínios

Serão contemplados projetos em diversas áreas e modalidades, com recursos de R$ 3 milhões

seg, 08/08/2022 - 18:30

As inscrições para o Edital de Seleção Pública de Patrocínio de 2023 do Banco da Amazônia – Basa começaram na última segunda-feira (1). Na sua 14ª edição, mais de R$ 3 milhões serão concedidos para projetos sociais, ambientais, culturais, esportivos, feiras, exposições e eventos. Em 2022, 607 projetos foram inscritos e 93, classificados.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas endereçadas em áreas de atuação do Basa nos Estados da Amazônia Legal, unicamente, pelo e-mail edital.patrocionio@basa.com.br. As modalidades de desenho, pintura, fotografia, grafite, técnica mistas, esculturas, instalações, objetos, videoinstalação e novas tecnologias serão contempladas no Edital de Pautas. Nesse, para cada projeto escolhido, será designado o valor de R$ 25.000,00 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail edital.espacocultural@basa.com.br.

De acordo com o secretário executivo do Basa, Alcir Bringel Erse, “a seleção dos projetos inscritos levará em conta a relevância conceitual e temática, inovação, impacto social, viabilidade técnica e estarem aderente ao posicionamento mercadológico e estratégico do banco”.

Produtora cultural há 20 anos, Lany Cavaléra acredita que editais públicos como esse são a forma mais honesta e justa de se conseguir patrocínio e recomenda conhecer o histórico para apresentar boas propostas. “Vamos entender quais são as diretrizes do banco, o que ele já patrocinou no passado, que tipo de eventos e propostas culturais gosta e se interessa, que tipo de contrapartidas eu vou oferecer que podem ser interessantes”, diz.

A sensibilidade de oferecer formas igualitárias de acesso a patrocínios é algo que as instituições públicas e privadas precisam ter, declara Lany. Para a produtora, é perceptível quando a organização age apenas para o proveito de determinadas pessoas e quando visa uma política de equidade social com aplicação transparente de recursos.

Lany comenta que uma forma de termos mais seleções públicas de patrocínio é por meio do voto, escolhendo pessoas que pensem em benefício coletivo. “Você se alinhar com representantes que tenham pensamentos mais plurais, pensamentos que abarcam mais a sociedade como um todo, com certeza você vai ter um resultado muito maior”, afirma.

Luciana Medeiros, jornalista e produtora cultural, enxerga o cenário paraense como extremamente rico e diverso. A produtora recomenda atenção aos que tiverem interesse no edital, visto que possui muitas especificidades e pede alinhamento dos projetos aos interesses da instituição.

“Quem tiver a ideia na cabeça e não souber formatar no edital, busque aprender. Pelo menos, foi assim que acabei mergulhando na produção cultural, fazendo e aprendendo sempre”, aponta.

Luciana acredita que todos que possuem projetos devem tentar realizá-los e procurar os recursos disponíveis. “Temos mais é que enviar nossos projetos a todos os editais possíveis, estaduais, regionais e nacionais, pois, mesmo que eles não sejam contemplados, evidenciam demandas”, conclui.

Os editais estão disponíveis no site do Basa e as inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 16/09/2022. Os projetos selecionados serão divulgados até o dia 30/11/2022. Em caso de dúvidas, deve-se encaminhar um e-mail para duvida.patrocinio@basa.com.br.

Por Lívia Ximenes (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

 

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