PE: operação da PF combate distribuição de moeda falsa

Segundo a PF, as buscas confirmaram a autoria do principal envolvido que utilizava sua rede social para vender notas falsas

qua, 31/08/2022 - 13:47
Marcelo Camargo/Agência Brasil Letreiro da Polícia Federal em casaco de agente policial Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou uma operação para combater a distribuição de moeda falsa em Pernambuco. Dois mandados de busca e apreensão e medidas cautelares foram expedidas pela 36ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Os mandados da Operação Trampos, como foi denominada, foram cumpridos em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação policial foi deflagrada nessa terça-feira (30).

Segundo a PF, as buscas tiveram resultados positivos porque confirmaram a autoria do principal envolvido que utilizava sua rede social para realizar o comércio e venda de notas falsas.

De acordo com a PF, as investigações iniciaram em abril de 2022, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar notícia de oferta, impulsionada por publicidade paga numa rede social, dos serviços ilícitos de moeda falsa, cartões clonados e transferências a partir de conta bancária de terceiros.

Em nota, a Polícia Federal relatou que o anúncio contava com um número de DDD 081, ou seja, de Pernambuco.

“A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados que adquirem as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros estados da federação, os quais enviam as notas por meio dos Correios, e aqui chegando, distribuem a outros indivíduos que repassam as cédulas falsas no comércio, e na aquisição de produtos diversos como celulares, aparelhos eletrônicos, e outros objetos”, frisa a nota da PF.

A polícia informou que os investigados vão responder pelo crime de moeda falsa, cuja pena pode alcançar 12 anos de reclusão, além de multa.

O nome da operação faz referência à propaganda do criminoso em sua rede social: "Trampos", com a intenção de vender a falsa aparência de que o mesmo seria muito trabalhador.

COMENTÁRIOS dos leitores