Turista morre afogado e outro desaparece no mar de Porto

Vítimas de afogamento são irmãos naturais de Brasília e nadavam em trecho mais isolado da praia, após chuvas na região

por Vitória Silva ter, 06/09/2022 - 12:55
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Praia de Porto de Galinhas Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Um homem morreu vítima de afogamento em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta terça-feira (6), tentando salvar o irmão, que também estava se afogando. Identificado como Lindomar Ferreira dos Santos, de 39 anos, ele era um turista de Brasília e estava acompanhado da família, tendo chegado em Ipojuca na segunda-feira (5).

Lindomar chegou a ser socorrido com vida e encaminhado ao posto de saúde municipal, mas sofreu parada cardiorrespiratória e faleceu no local. O irmão Leomar Ferreira dos Santos, de 42 anos e a primeira pessoa a se afogar, não foi mais vista pelos familiares e demais banhistas. Até o momento desta publicação, a vítima ainda não havia sido encontrada.

De acordo com a Prefeitura de Ipojuca, 40 salva-vidas realizam buscas na área. O incidente ocorreu próximo à saída da Rua dos Baobás, em um trecho aberto da praia, com sinalização de alerta para o banho de mar.

Chuvas no litoral

Choveu na região nas últimas 24 horas. A Prefeitura de Ipojuca havia alertado, junto à Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), sobre a presença de chuvas moderadas. Nessa época do ano, os ventos estão mais fortes no estado e o banho em mar aberto, que já não é recomendado nas áreas isoladas de Porto de Galinhas, é ainda menos indicado, pela presença de correntezas fortes. 

Em julho deste ano, há menos de dois meses, os cunhados Marcelo Dionísio da Silva e Aldo Barros Alves, ambos de 48 anos, morreram afogados em um trecho mais isolado entre Porto de Galinhas e Maracaípe, também em mar aberto. Os turistas eram de Minas Gerais e São Paulo e estavam em Porto para passar férias com a família. Dois adolescentes de 12 e 13 anos estavam no local e conseguiram escapar do mar em segurança.  

Nota da Prefeitura

Infelizmente, nesta terça-feira (06/09/22), por volta das 7h, dois irmãos, vindos de Brasília (DF), sofreram afogamento na praia de Merepe. Um deles, Lindomar Ferreira dos Santos, 39 anos, viu o irmão Leomar Ferreira dos Santos, 42 anos, se afogando e foi tentar o resgate. O local, em frente à casa que haviam alugado do dia 05 ao dia 12/09, é considerado local de perigo para banho e continha sinalização. Lindomar também se afogou, mas foi resgatado pelos salva vidas, encaminhado para o Posto de Saúde de Poto de Galinhas, mas não resistiu. A Prefeitura de Ipojuca está com 40 salva-vidas envolvidos nas buscas e contou, nas primeiras horas, com ajuda do helicóptero dos bombeiros, mas até às 11h45 Leomar não foi encontrado. A Prefeitura está prestando assistência à família das vítimas e as buscas só terminarão quando a vítima for encontrada. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores