Regras e plano a ser seguido quando Elizabeth II morrer

Por muitos anos a emissora BBC teve prioridade na hora de informar sobre a morte de algum nobre, mas isso mudou

qui, 08/09/2022 - 13:49
Pixabay Notícia da queda da ponte de Londres é código para morte da Rainha Pixabay

Após o anúncio feito na manhã desta quinta-feira, dia 8, de que a Rainha Elizabeth II estaria sendo observada por conta de sua saúde, alguns veículos de comunicação já começaram a se preparar para a chamada Operação London Bridge. O plano consiste em explicar como será dada a notícia quando o momento chegar.

Quando precisarem avisar sobre o acontecimento, o primeiro a lidar com isso será Sir Christopher Geidt, secretário particular da monarca, que contará aos familiares dela. Depois a comunicação passará a todos os governantes importantes da nação, começando pela primeira-ministra Elizabeth Truss, que poderá até ser acordada caso esteja dormindo, por meio de um código: London Bridge caiu.

Por muitos anos a emissora BBC teve prioridade na hora de informar sobre a morte de algum nobre, mas isso mudou, a partir de agora a informação será dada a Press Association e todos os meios de comunicação receberão a nota simultaneamente. Ao mesmo tempo no Palácio de Buckingham, um dos funcionários sairá do local todo vestido de preto e anunciará por meio de uma placa a morte. Já a rádio da BBC tem como previsão tocar os RATS um alarme da época da Guerra Fria, decretando o luto.

BBC já está seguindo alguns protocolos...

O canal tem vários protocolos em caso de morte de uma pessoa importante no Reino Unido, um deles é a utilização de gravatas pretas nas transmissões. Após a mudança da grade de notícias da BBC, como você viu, o âncora Huw Edwards apareceu durante um jornal com a famosa peça de roupa, deixando os britânicos em alerta.

COMENTÁRIOS dos leitores