SEBRAE e Empetur lançam o Programa Qualifica PE Turismo

O objetivo é qualificar a cadeia produtiva do turismo no Recife, Olinda e Ipojuca, para receber a demanda de eventos que irão ocorrer nos próximos meses no Estado, além da alta temporada

seg, 12/09/2022 - 19:39
Guga Matos/SeturPE Instituto Ricardo Brennand Guga Matos/SeturPE

O Programa Qualifica PE - TURISMO é uma iniciativa do SEBRAE Pernambuco, da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, que tem o objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo no Recife, Olinda e Ipojuca, para receber a demanda de eventos que irão ocorrer nos próximos meses no Estado, além da alta temporada que se inicia com a chegada do verão.

O foco das ações que vão ser realizadas no Programa é capacitar profissionais das seguintes áreas: transportes privados (taxistas e motoristas de aplicativos), bares, restaurantes, hotelaria, guias de turismo, agentes de viagens, entre outras categorias que compõem o arranjo turístico local de cada município participante. 

Como lançamento do Programa, o Sebrae/PE vai realizar um evento nesta terça-feira (13), a partir das 14h, com o intuito de orientar os participantes sobre como oferecer uma melhor experiência para os turistas. Às 15h, terá início a primeira palestra, “Experiência e Encantamento: Como envolver o turista?”. Já às 16h está prevista a segunda palestra, “Inova Turismo”. Os interessados em participar desse evento podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/zBiU2K7YGuuK5Vpt7 ou chegar com antecedência na sede do Sebrae, que fica na Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro, e fazer o cadastro no próprio dia. 

A secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, destaca que a iniciativa atende a um dos pilares da gestão do Governo de Pernambuco, que é a educação como parte fundamental para o desenvolvimento socioeconômico.

“É com muita alegria que anunciamos mais essa parceria com o Sebrae/PE para a realização do Qualifica PE. O programa vai atualizar e capacitar profissionais justamente nesta fase decisiva de retomada do nosso turismo. O Qualifica se pretende a promover transformação na vida das pessoas, bem como tornar Pernambuco um destino turístico mais qualificado para bem receber o visitante”, afirma a gestora estadual. 

“A gente sabe que o segmento do turismo foi muito afetado pela pandemia da COVID-19 e agora em 2022 vivemos esse momento de retomada e de busca do crescimento das atividades para os próximos anos. Então, o Programa Qualifica PE – TURISMO é uma excelente oportunidade para prepararmos a cadeia do turismo de Pernambuco, principalmente nessas três cidades, para receber os visitantes e alavancar os negócios desse setor. E a parceria do Sebrae com a Setur-PE e Empetur, junto com as prefeituras dos municípios, é de extrema importância para qualificar os empreendedores e demais profissionais da região”, destaca a analista do Sebrae/PE, Aline Cavalcanti. 

A partir de outubro, o Programa Qualifica PE – TURISMO dará início às capacitações nos três municípios envolvidos na ação, que vão abordar os seguintes temas: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Aperfeiçoamento para Camareiras; Aperfeiçoamento para Garçons; Técnicas de Montagem de Cardápio; Boas Práticas na Gastronomia Local; Direção Preventiva e Primeiros Socorros para o Turista; Comportamento Seguro e Eficiente do Motorista Profissional. 

“Estamos iniciando o Qualifica PE com três destinos turísticos indutores de Pernambuco, somando a iniciativa a uma série de outras capacitações realizadas por todo o Estado. Estamos às vésperas da ABAV, quando estaremos recebendo mais de 30 mil profissionais do setor de todo o Brasil e da América Latina. Mais do que nunca é preciso ter nossa cadeia produtiva do turismo preparada para aproveitar todo esse momento positivo de retomada do turismo em nosso Estado”, completou o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista. 

Na programação, estão previstas ainda a Oficina de Drinks e Coquetéis e palestras que vão abordar temáticas como: Desvendando os segredos da fotografia com celular; Atendimento ao Cliente no Digital; Precificação; Uso da Tecnologia QR CODE; Sistemas de Gestão Empresarial e Formas de Pagamentos; e Whatsapp Business – Ferramentas de Vendas. 

O Estado vai receber nos próximos dias a ABAV EXPO, que será realizada pela Associação Brasileira dos Agente de Viagens (ABAV Nacional), no período de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Trata-se da maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil e destaque no mercado latino, que reúne, anualmente, toda a cadeia produtiva do setor.

O evento é uma grande vitrine que promove a geração de negócios, pois conta com a presença de companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

  A ABAV Nacional prevê a participação de 30 mil profissionais do setor de turismo em 2022. Para Pernambuco, que recebe o evento após 20 anos, é uma grande oportunidade de promover o turismo no Estado, fortalecendo toda a cadeia produtiva associada ao segmento.

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores