Cruz Vermelha realiza a 41ª edição do Projeto Círio

Contando com mais de mil voluntários, este ano os treinamentos foram iniciados no penúltimo fim de semana de agosto e terminaram em 25 de setembro

qua, 05/10/2022 - 18:18

Embed:

O Projeto Círio da Cruz Vermelha Brasileira é realizado desde 1981 e envolve mil voluntários efetivos e temporários (aqueles que desejam apenas ajudar nas procissões) no apoio aos fiéis que acompanham as romarias em louvor à Nossa Senhora, no mês de outubro, em Belém. As equipes trabalham no transporte e atendimento de primeiros socorros, além de auxiliar distribuindo água no percurso do Círio de Nazaré.

A conselheira da instituição Maíra Matthews destaca que o Projeto Círio é fundamental para o crescimento do número de voluntários efetivos. “Muitas pessoas entram pelo Projeto Círio para conhecer a instituição e o nosso propósito. Participando, elas vão conhecendo nossos objetivos e se apaixonam, eu fui uma dessas pessoas”, relatou Maíra.

O treinamento teórico se constitui em ensinar o trabalho em equipe, o que não fazer nos procedimentos, transporte correto de vítimas e primeiros socorros, além dos valores da instituição.

O treinamento prático para os voluntários temporários é básico, apenas com instruções de transporte. “Para os temporários é mais simples, por eles não terem as técnicas de primeiros socorros. São ensinadas apenas as técnicas de transporte e primeiros cuidados com a vítima”, explica Adriano Quaresma, do Departamento de Gestão de Risco e Desastre, conselheiro estadual e instrutor da Cruz Vermelha Brasileira.

O treinamento teórico e prático para a estudante de Direito Ana Beatriz Danin foi completo e objetivo. A estudante participou do projeto em edições anteriores e esse ano voltou a atuar como temporária, Ela planeja ser voluntária efetiva da Cruz Vermelha Basileira.

Para o estudante Caio Bezerra, participar como voluntário do Projeto Círio é uma demonstração de amor ao próximo. “Já participei de edições anteriores da Cruz Vermelha e sempre que posso sou voluntário. Não sou católico, mas esse projeto é mais do que a religião, é sobre ajudar e socorrer as pessoas que precisam, é sobre ter amor ao próximo”, relatou o estudante.

A Cruz Vermelha, nascida da preocupação de prestar socorro, indistintamente, aos feridos nos campos de batalha, esforça-se, no âmbito internacional e nacional, em evitar e aliviar o sofrimento humano sob qualquer circunstância. Procura não só proteger a vida e a saúde, como também fazer respeitar o ser humano. Promove a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre todos os povos.

Por Alessandra Vinagre (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores