Traslado de Nossa Senhora leva multidão às ruas de Belém
Maior procissão do Círio de Nazaré percorre 50 quilômetros em três municípios da região metropolitana. Imagem Peregrina foi recebida com emoção na UNAMA Ananindeua.
A UNAMA – Universidade da Amazônia, Unidade Ananindeua, recebeu na manhã de sexta-feira (7) a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O momento fez parte do Traslado de Nossa Senhora de Belém para Ananindeua, uma das procissões do Círio de Nazaré.
Ao todo, foram 10 horas de procissão ao longo de 50 quilômetros. Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da romaria, acompanhando ou vendo a passagem, estima a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Traslado pela região metropolitana é realizado desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições e condomínios prestam homenagem à padroeira da Amazônia.
No decorrer do dia, os cursos da área da saúde da UNAMA ofereceram suporte e atendimentos por meio de massoterapia, auriculoterapia, curativos, lavagem de pés e aferição de pressão arterial e glicemia. Alunos e funcionários estiveram presentes assistindo aos devotos que passavam pelo local.
A reitora da UNAMA, professora Betânia Fidalgo, ao lado do marido, professor João Cláudio Arroyo, disse que a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à UNAMA Ananindeua mantém uma tradição do Traslado e sempre provoca emoções diferentes e muito fortes. "Simples devota, agradeço pelo privilégio desse contato, que renova e reforça amor, fé e esperanças. Que os reencontros deste Círio se tornem o marco de dias melhores após os desafios que passamos a enfrentar na pandemia", assinalou.
Ivana Drago, diretora da UNAMA Ananindeua, destacou a alegria de receber colaboradores de outras unidades. “É um momento de confraternização, realmente, onde estamos muito emocionados por podermos estar aqui neste momento. Sem dúvida nenhuma é um privilégio”, disse.
Segundo a diretora pedagógica da UNAMA, Daniela Teixeira, a instituição lhe presenteou. “A mãe como educadora e nós, dentro do setor acadêmico, estamos muito felizes pois entendemos que o amor de Maria é o que devemos ter com nossos alunos na educação”, afirmou. Ela comemora ter sobrevivido à pandemia de covid-19 e estar próxima a familiares.
A servidora pública Keyla Melo disse que sua filha venceu a depressão. Ela destacou a emoção de também participar do Traslado. “Muita emoção. A gente sempre repete isso, mas é algo indescritível. Acho que quando a gente fala a gente só sente vontade de chorar mesmo”, disse. “A minha filha sofria de depressão e hoje ela está praticamente curada e está aqui neste momento. Essa é uma graça alcançada.”
Jamilly Albuquerque, acadêmica de Fisioterapia, considera o Círio um momento marcante e comovente na região paraense. Jamilly afirmou que o amor ao próximo lhe motiva. “A gente está aqui fazendo um bem para as pessoas, cuidando de pessoas. É sobre fazer o bem, sobre servir o outro”, ressaltou. A aluna expressou sua gratidão por participar do momento, destacando a importância que ele possui aos fiéis e à sua vida acadêmica.
O grupo musical cantores de São Francisco, que se apresenta há seis anos na celebração católica na UNAMA - Universidade da Amazônia, Unidade Ananindeua, animou a manhã cantando em frente à imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O professor Mário Tito, de 55 anos, coordenador do curso de Relações Internacionais da UNAMA e cantor, expressou toda sua emoção. “A UNAMA tem um diferencial porque é o único lugar, durante todo o Círio, onde a Santa para, então para nós é uma emoção muito grande porque temos uma proximidade para poder rezar, pedir e agradecer. Isso é fonte de emoção, muito amor, é esse amor que nos faz feliz”, disse.
Os estudantes Yasmin Garcia, de 19 anos, e Henrique Almeida, de 22, cantores do grupo musical, relataram sobre a expectativa com a volta da procissão. A jovem considera gratificante a alegria de receber a Virgem de Nazaré nas ruas de Belém.
Para Henrique, a emoção é de voltar às apresentações musicais no Círio é grande, por isso o grupo se intensifica nas rotinas de ensaio. “Para o Círio, a gente começa a ensaiar desde algumas semanas antes, todos os sábados a gente ensaia na igreja dos Capuchinhos, onde ficamos localizados, ensaiamos músicas específicas para a Nossa Senhora. É muito importante ter essa preparação vocal para aguentarmos o percurso”, disse.
Durante a programação estiveram presentes professores, colaboradores e diretores de todas as unidades UNAMA e da Uninassau. O fundador da Universidade da Amazônia, professor Edson Franco, advogado e membro da Academia Paraense de Letras, participou da celebração.
“Eu fico muito renovado, porque há dois anos praticamente não existia a procissão do Círio e agora a retomada com a continuidade da visita dentro da UNAMA”, disse Edson Franco. “Aqui ela entra e a gente fica muito próximo dela. É o nosso Círio efetivo. Eu sou muito feliz.”
Programação do Círio
· 8/10, às 5h30: Romaria Rodoviária, em Ananindeua
· 8/10, às 9h: Romaria Fluvial, em Icoaraci
· 8/10, às 11h30: Moto Romaria, saída na Pça. Pedro Teixeira
· 8/10, às 12h30: Descida da Imagem, na Basílica Santuário
· 8/10, às 16h30: Missa da Trasladação, no Colégio Gentil
· 8/10, às 17h30: Trasladação, saída no Colégio Gentil
· 9/10, às 6h: Missa do Círio, na Catedral da Sé
· 9/10, às 7h: Círio, com saída na Catedral da Sé
· 9 a 22/10, às 20h: Programação Cultural/Círio Musical e Intercessão, na Concha Acústica e Capela Bom Pastor
· 15/10, às 8h: Ciclo Romaria, com saída na Praça Santuário
· 15/10, às 16h: Romaria da Juventude, em igreja a definir / Basílica Santuário
· 16/ 10, às 7h: Missa Romaria das Crianças, na Praça Santuário
· 16/10, às 8h: Romaria das Crianças, com saída na Praça Santuário
· 20/10, às 19h: Entrega dos Certificados aos Apoiadores e Colaboradores do Círio 2022, no Hotel Grand Mercure
· 22/10, às 5h30: Romaria dos Corredores, na Praça Santuário
· 23/10, às 7h: Missa Procissão da Festam, em local a definir
· 23/10, às 8h: Procissão da Festa, em local a definir
· 23/10, às 18h: Missa de Encerramento do Círio, na Basílica Santuário
· 23/10, às 19h: Encerramento do Círio 2022, na Casa de Plácido
· 23/10, às 21h45: Espetáculo de Encerramento, na Praça Santuário
· 24/10, às 6h30: Subida da Imagem, na Basílica Santuário
· 24/10, às 7h: Missa do Recírio, na Praça Santuário
· 24/10, às 8h: Recírio, na Praça Santuário
Por Amanda Martins, Gabrielle Nogueira, Lívia Ximenes, Sérgio Manoel e Clóvis de Senna (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).