Conheça três tipos de surdez e suas características

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, nem toda perda auditiva se dá pela mesma causa; níveis da lesão podem variar também

por Camily Maciel qui, 12/01/2023 - 23:44
Pexels/Towfiqu barbhuiya Pexels/Towfiqu barbhuiya

Os principais tipos de surdez podem ser diferenciados pelo local de lesão no sistema auditivo. Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, nem toda perda auditiva se dá pela mesma causa, além disso, os níveis da lesão podem variar também. De acordo com dados do IBGE, há mais de dois milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil em 2022. Confira a seguir, três tipos diferentes de surdez e saiba como identificar cada um deles: 

Surdez por condução - Acontece quando o problema ocorre no ouvido externo e/ou médio, que tem como função conduzir o som até o ouvido interno. Nesse caso, o som nem chega ao ouvido interno. Esse é o tipo mais comum de deficiência auditiva, que pode ser temporária ou permanente. As doenças infecciosas ou o acúmulo de cera são as principais causas da surdez por condução temporária. Entretanto, quando há um tratamento adequado, o paciente tem grandes chances de recuperar a audição por completo. Já a principal causa da permanente, é a perfuração do tímpano, que produz danos irreversíveis.

 Surdez neurossensorial – Ocorre quando há uma lesão no ouvido interno, impedindo que as células levam o estímulo do som até o cérebro. Nesse tipo, o paciente apresenta dificuldade de processar a informação sonora. É quando os sons vibram na primeira parte do ouvido, mas os estímulos não são transmitidos ao cérebro.

Essa surdez é a mais difícil de ser tratada. Isso acontece quando se expõe a sons e ruídos continuamente e por longo período, também algumas doenças como caxumba, meningite, entre outras, podem afetar as células.

 Surdez mista - É a combinação de duas lesões: no ouvido externo, como no ouvido interno. As principais causas são medicamentos, infecções no ouvido, perfurações no tímpano e muitas outras, relacionadas à perda neurossensorial e por condução. É difícil de encontrar a raiz do problema. O tratamento pode ser o uso correto de medicamentos, aparelho auditivo e intervenções cirúrgicas.  

COMENTÁRIOS dos leitores