Confira o abre e fecha do Carnaval 2023 no Recife e região

Os estabelecimentos funcionarão em horário especial

qua, 15/02/2023 - 20:28
João Velozo/LeiaJáImagens Montagem do Galo da Madrugada João Velozo/LeiaJáImagens

Com a abertura do Carnaval do Recife na sexta-feira (17) e a celebração da maior festa de rua do mundo até o feriado de Carnaval, na terça-feira (21), órgãos, lojistas e entidades têm um horário especial para que todo mundo possa curtir a festa ou até mesmo descansar. 

O LeiaJá elencou o horário de funcionamento dos principais estabelecimentos do Recife no período.

Confira:

Correios  

Na próxima sexta-feira (17), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país, com exceção das agências:

Central (Rua do Sol) - até às 14h;

Cais de Santa Rita - até às 15h;

Bairro de São José - até às 15h.

No sábado (18), o serviço de entregas será realizado e haverá expediente apenas nas agências que já atendem neste dia, exceto:

Central (Rua do Sol);

Nova Ouro Preto;

Av. Getúlio Vargas;

Bairro de São José;

Bairro Tamarineira;

Av. Conselheiro Aguiar;

Salgadinho;

Bairro dos Aflitos;

Praia de Piedade.

Na segunda e terça-feira (20 e 21/2), não haverá atendimento nas agências, em função do Carnaval. 

O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira (22), sendo que as agências abrirão a partir das 12h, exceto:

Nova Ouro Preto;

Av. Getúlio Vargas;

Salgadinho;

Bairro dos Aflitos;

Bairro do Arruda;

Ilha do Leite;

Moreno;

Olinda. 

Nos dias 20 e 21/2, o atendimento da Central de Atendimento dos Correios - CAC estará disponível pelos telefones  0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;  pelo chat: https://www.correios.com.br/; ou pelo site dos Correios. O atendimento com os operadores será retomado no dia 22/2, às 8h.

 

Detran-PE

Em virtude das festividades carnavalescas, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), informa o funcionamento da sede do Órgão, localizada na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE; nas Unidades de Táxis e Coletivos – DUAT; Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans; lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão.

Já as Operações Rota de Fuga, Trânsito Seguro e Prevenção “Segundos que salvam vidas” estarão com seus agentes nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel. Prudência na hora de dirigir e não fazer uso da mistura fatal álcool e direção.

Na sexta-feira (17), as unidades dos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna, Costa Dourada, Caruaru, Rádio Difusora, Vitória, Guararapes, Camará, Paulista North Way e Igarassu funcionarão em horário normal. Já do sábado (18) até a quarta-feira (22), estas unidades estarão fechadas. 

O Expresso Olinda e Expresso Boa Vista funcionarão até às 14h da sexta-feira e retornarão aos trabalhos na quarta-feira (22), a partir das 13h. 

Já os Expressos RioMar, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro, seguirão em horário normal na sexta-feira (17), não funcionarão a partir do sábado (18) e retornam ao funcionamento na quarta-feira (22), a partir das 13h. 

Detran Sede, Unidade de Táxi - DUAT e Ciretrans também seguirão o horário normal na sexta-feira (17), e só voltam a funcionar a partir da quinta-feira (23), em horário normal. 

Ministério Público do Trabalho

As unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, no Recife, em Caruaru e em Petrolina funcionarão em regime de plantão durante o Carnaval, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, e na Quarta-feira de Cinzas, dia 22. Na quinta-feira (23) o expediente é normal, sendo o atendimento ao público de 8h às 15h. 

Denúncias podem ser registradas no site da regional ou no aplicativo MPT Pardal, disponível tanto para Android quanto para iOS. O registro pode ser feito de modo anônimo, mas é preciso dar o máximo de informações possível sobre o ocorrido, para que ele seja encaminhado aos setores responsáveis.

INSS

Nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira), as agências do INSS estarão fechadas por causa do feriado de Carnaval.

Já no dia 22 de Fevereiro, quarta-feira de cinzas, as unidades de atendimento não funcionarão no período da manhã e atenderão os serviços que estão agendados a partir das 14 horas.

Caso precise de informações, o cidadão pode contar com o atendimento telefônico da Central 135, que nos dias 18, 20 e 21  (sábado, segunda e terça-feira) estará disponível até às 18h com atendimento humano. O atendimento eletrônico seguirá disponível 24h por dia, ao longo de todo o período.

Pela Central, é possível obter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento de atendimento presencial.

Vale lembrar que os serviços também estão disponíveis no MEU INSS (site e aplicativo).

COMENTÁRIOS dos leitores