Falso fiscal pedia propina para liberar obras no Recife

O homem preso foi levado para o Centro de Triagem, mas outro indivíduo ainda está foragido. Não está descartado que ele seja mesmo funcionário da prefeitura

por Rachel Andrade qui, 23/03/2023 - 12:24
Divulgação/Polícia Civil O carro que o homem preso dirigia era alugado Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil realizou, na última sexta-feira (17), a prisão em flagrante de um homem envolvido em um esquema de estelionato no bairro de San Martin, zona Oeste do Recife. O suspeito, junto a um comparsa, se passava por agente fiscal da Prefeitura do Recife para fiscalizar obras em residências e exigia valores para liberar a continuidade das reformas.

A dupla passava por imóveis em obras e informava que a prefeitura havia identificado irregularidades na construção. Segundo o delegado responsável pela investigação, Ernesto Novais, a prisão em flagrante foi feita após uma das vítimas da dupla denunciar o caso à polícia.

“Eles alegavam falta de alvará, licenciamento, e começavam a extorquir as vítimas, exigindo valores. Nesse caso específico, no bairro de San Martin, foi exigida a quantia de R$ 3.500. Essa quantia foi paga, e em um momento posterior, depois da vítima ter nos procurado e comunicado o fato, houve a exigência de mais um valor, de R$ 900,00. No momento desse pagamento, esse indivíduo foi até a obra, coletou o envelope e se dirigiu até a Central de Licenciamento da Prefeitura, que fica no bairro de Afogados, no intuito de entregar o dinheiro ao seu comparsa, que não apareceu. Nós fizemos a abordagem e efetuamos a prisão em flagrante do motorista”, listou o delegado.

As investigações ainda apontam que o homem preso já tinha passagem pela polícia, havendo cumrido pena por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Ele já estava na última etapa da pena, prestando serviços comunitários.

Após o flagrante na sexta-feira, ele foi recolhido para audiência de custódia e está detido no Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). O carro que ele dirigia era alugado, mas o dono declarou às autoridades que não tinha conhecimento do que o homem fazia com o veículo.

Ainda não se sabe ao certo se o comparsa do rapaz detido é, de fato, um servidor da prefeitura que praticava crimes, ou se ele apenas se dizia ser um fiscal, usando uma farda.

COMENTÁRIOS dos leitores