Operação no Complexo do Salgueiro deixa 11 mortos

Operação busca integrantes de uma facção criminosa do estado do Pará e homens envolvidos em ataques as comunidades da Zona Oeste do Rio

por Guilherme Gusmão qui, 23/03/2023 - 15:37
Tânia Rêgo/Agência Brasil Operação cumpri mandados de prisão e de busca e apreensão Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (23), uma operação das polícias Civil e Militar no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deixou 11 mortos em uma intensa troca de tiros. Segundo a Polícia Civil, o objetivo da operação foi cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão.

Um dos mortos era o alvo principal da ação, Leonardo Costa Araújo, conhecido como "Leo 41". O criminoso de 37 anos é apontado como o chefe do tráfico de drogas no estado do Pará e estava foragido. Ainda de acordo com as investigações, Leo 41 é um dos responsáveis por uma série de assassinatos a policiais desde 2021.

A operação ainda busca criminosos responsáveis pelo Comando Vermelho do Rio, que participam de crimes na Zona Oeste. Os agentes informaram que os criminosos também têm ligações com um roubo em um shopping da Barra da Tijuca, em junho do ano passado, no qual um segurança foi morto.

Dois helicópteros e cinco blindados dão apoio à operação, que conta com 80 agentes da Subsecretaria de Inteligência do estado do Rio de Janeiro, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Civil, e policiais do Pará. Colégios e postos de saúde da comunidade foram fechados.

Duas mulheres, de 53 e 62 anos, foram baleadas de raspão nas pernas durante a troca de tiros na região. As vítimas foram levadas por policiais ao Hospital Estadual Alberto Torres, e passam por exames.

A identificação dos outros mortos ainda não foi divulgada pela Polícia.

COMENTÁRIOS dos leitores