Avião de garimpeiros é queimado em Terra Yanomami

Outros veículos e equipamentos encontrados em estradas ilegais foram apreendidos e destruídos na Operação Xapiri

seg, 08/05/2023 - 10:04
Reprodução/Ibama A aeronave de pequeno porte foi encontrada em uma pista de pouso ilegal Reprodução/Ibama

Em mais uma ação contra o garimpo ilegal no território Yanomami, o Ibama e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam e queimaram um avião, uma caminhonete e uma moto em Iracema, no sul de Roraima. Dados da Polícia Federal apontam a queda drástica de 96,6% alertas de garimpo ilegal na região. 

Os veículos destruídos nesse fim de semana foram encontrados em estradas e pistas de pouso ilegais. Eles eram usados pelos criminosos para chegar à Terra Indígena e facilitavam a prática de garimpo na região. Equipamentos e outros insumos também foram apreendidos. 

LeiaJá também:

--> Quatro garimpeiros morrem em ação da PRF e do Ibama

--> Governo vai ampliar efetivo da Força na terra yanomami

--> Mais oito corpos são encontrados em comunidade Yanomami

As apreensões fazem parte da Operação Xapiri, que conta com apoio da Funai e outros órgãos governamentais. Nesse sábado (6), o corpo de uma mulher foi encontrado na comunidade Uxiú. Ele ainda não teve a identificação revelada, mas apresentava sinais de violência sexual e seria de uma venezuelana assassinada há dias. 

Alertas caíram em abril

O mês de abril fechou com a queda de 96,6% dos alertas de garimpo ilegal na região. No ano passado, o mês contou com 444 registros. Em 2023, o mesmo período teve apenas 18 chamados. Os alertas são monitorados por imagens de satélite, aponta a Polícia Federal. 

COMENTÁRIOS dos leitores