UNAMA recebe peregrinação do Glorioso São Sebastião

Encontro cultural e religioso será na sexta-feira (12), no campus Alcindo Cacela, em Belém, aberto à comunidade

qua, 10/05/2023 - 16:08
Ascom NAMA Encontro religioso e cultural tem apoio do programa de pós-graduação da UNAMA Ascom NAMA

Pela segunda vez consecutiva, a UNAMA - Universidade da Amazônia recebe a peregrinação do Glorioso São Sebastião, da cidade de Cachoeira do Arari, localizada no arquipélago do Marajó. A recepção é na próxima sexta-feira (12), às 16 horas, no campus Alcindo Cacela. O encontro cultural e religioso é aberto ao público.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhece a festividade como um Patrimônio Imaterial do Brasil. Dentro da UNAMA, por cerca de uma hora, o público poderá cantar e rezar ao lado de uma comissão de foliões do Glorioso São Sebastião. Ao final do encontro, será servido um lanche aos peregrinos.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, disse que o encontro é carregado de fé, devoção e cultura. "É um presente para a UNAMA receber os rezadores de ladainhas e mestres dos saberes. Para além do encontro, que é religioso, esse é um importante momento da cultura popular, pois agrega ao saber de uma história que é bicentenária", afirmou.

O evento foi proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), que já realiza trabalhos de extensão por Cachoeira do Arari. "Após articulação local, entre prefeitura, pesquisadores e comunidade, chegamos até essa irmandade. Desde quando começamos a ir para lá, com palestras, oficinas e trilhas literárias, passamos a convidá-los para a UNAMA. Ano passado foi muito bonito e rico em experiências e, esta semana, vamos vivenciá-las outra vez", comenta o coordenador do PPGCLC, Edgar Chagas.

Os foliões do Glorioso São Sebastião realizam peregrinações até a festividade do padroeiro do Marajó. Em Belém, as visitas ocorrem sempre em maio.

Da Ascom UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores