Dois astronautas sauditas viajam rumo à Estação Espacial

Também estão a bordo Peggy Whitson, ex-astronauta da Nasa, que já visitou a ISS em três ocasiões, no comando da missão, e o empresário americano John Shoffner, o piloto

seg, 22/05/2023 - 08:45
Gregg Newton Foguete Falcon 9, da SpaceX, com os astronautas da missão Axiom 2 decola rumo ao espaço após o lançamento da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, na Flórida, em 21 de maio de 2023 Gregg Newton

Uma missão privada organizada pela empresa Axiom Space decolou, neste domingo (21), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com os dois primeiros astronautas da Arábia Saudita, um homem e uma mulher, a viajar para o laboratório orbital da Nasa.

Rayyanah Barnawi e Ali Al Qarni decolaram a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX às 17H37 locais (18H37 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Também estão a bordo Peggy Whitson, ex-astronauta da Nasa, que já visitou a ISS em três ocasiões, no comando da missão, e o empresário americano John Shoffner, o piloto.

"Obrigado por depositar sua confiança na equipe da Falcon 9", disse à tripulação o engenheiro de motores da SpaceX, Bill Gerstenmaier, minutos após o lançamento. "Façam uma ótima viagem na Dragon", acrescentou, referindo-se à nave espacial.

Os quatro vão passar dez dias a bordo da ISS, aonde devem chegar às 10H30 de segunda-feira, horário de Brasília.

"Serei a primeira mulher astronauta saudita e representar a região é um grande prazer e uma honra, que me deixa muito feliz", disse Barnawi, cientista que pesquisa células-tronco, durante coletiva de imprensa celebrada esta semana.

Ela afirmou que pretende se dirigir às crianças quando estiver a bordo da estação orbital. "Poder ver seus rostos quando veem astronautas de sua própria região pela primeira vez é muito emocionante", declarou.

Al Qarni, por sua vez, é piloto de combate. "Sempre fui apaixonado por explorar o desconhecido e admirar o céu e as estrelas", afirmou. "Esta é, portanto, uma oportunidade maravilhosa para seguir com esta paixão, desta vez para voar entre as estrelas".

Esta não é a primeira incursão deste rico país petroleiro no espaço. Em 1985, o príncipe saudita Sultan bin Salmane participou de uma missão americana. Mas esta nova viagem espacial faz parte da estratégia para melhorar a imagem ultraconsevadora deste reino do Golfo Pérsico, onde até alguns anos atrás, as mulheres não podiam sequer dirigir.

A Arábia Saudita criou a Autoridade Espacial Saudita em 2018 e lançou um programa para enviar astronautas no ano passado.

- Experimentos e estações privadas -

Espera-se que, durante sua estada, os quatro tripulantes realizem cerca de 20 experimentos. Um deles é estudar o comportamento das células-tronco na gravidade zero.

Eles se juntarão aos outros sete tripulantes a bordo da ISS: três russos, três americanos e o astronauta emiradense Sultan al Neyadi, que no mês passado se tornou o primeiro cidadão árabe a viajar ao espaço.

Esta missão, nomeada Ax-2, é a segunda de uma associação entre a agência espacial americana e a Axiom Space, que oferece estas viagens extraordinárias ao custo de milhões de dólares.

Em abril de 2022, a primeira missão, Ax-1, levou três empresários e um ex-astronauta, Michael López-Alegría, à Estação Espacial Internacional, onde permaneceram por quinze dias.

Para a Axiom Space, estas missões são um primeiro passo rumo a um objetivo mais ambicioso: a construção de sua própria estação espacial, cujo primeiro módulo será lançado no fim de 2025.

A estrutura ficará inicialmente ligada à ISS, antes de se separar dela para ser independente.

A Nasa prevê aposentar a ISS até 2030 e enviar seus astronautas para estações privadas, que também receberão seus próprios clientes. Assim, a agência espacial americana fomenta programas de várias empresas.

COMENTÁRIOS dos leitores