Uma cobra e um jacaré são capturados em praias de Maceió

Desde o início da semana, já são nove animais silvestres encontrados no litoral maceioense

qua, 12/07/2023 - 20:29
Divulgação/BPM-AL Jacaré e cobra capturados na praia de Maceió Divulgação/BPM-AL

Na tarde desta quarta-feira (12), um jacaré e uma cobra foram avistados em diferentes trechos do litoral de Maceió, em Alagoas, segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar. A cobra foi resgatada na Praia da Avenida, enquanto o jacaré foi capturado na Praia de Jatiúca.

Na última terça-feira (11), agentes do Batalhão já haviam recolhido um jacaré e uma cobra em Ponta Verde e Pajuçara, enquanto na manhã desta quarta, resgataram quatro jacarés e uma jiboia, em Ipioca e Guaxuma.

Já são nove animais silvestres encontrados em diferentes pontos do litoral devido às enchentes provocadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias. 

De acordo com o BPA, o jacaré capturado é da espécie papo amarelo e a cobra é uma muçurana, que não é peçonhenta e normalmente se alimenta de outras serpentes, inclusive algumas venenosas, já que é imune ao veneno.

Segundo o Instituto Butantan, apesar de seu tamanho assustador, a muçurana, conhecida popularmente como "cobra do bem", não é venenosa e é inofensiva para humanos. Ela pode alcançar até 2,5 metros na vida adulta, além disso, costuma viver em matas e no meio da vegetação rasteira e fechada, perto de rios e lagoas. 

Os animais capturados vão passar por avaliação de uma equipe de veterinários e, em caso de estarem saudáveis, serão devolvidos à natureza. Se os répteis apresentarem ferimentos e precisarem de cuidados, eles serão enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Maceió.

COMENTÁRIOS dos leitores