GO: mulher cospe em motorista por conta de troco

Caso repercutiu e viralizou nas redes sociais

dom, 20/08/2023 - 15:08
Reprodução Reprodução

Uma passageira e um motorista de carro de aplicativo se envolveram em uma confusão, em Goiânia (GO), na última sexta (18). A mulher cuspiu no condutor após ele pedir para ela descer do carro em virtude de uma discussão por causa de troco. Um vídeo mostra o momento em que o motorista Luiz Antônio de Oliveira, de 48 anos, foi xingado e revidou o cuspe.

Em entrevista ao portal G1,  por meio de sua defesa, a passageira, que não se identificou, pediu desculpas pelo ocorrido e disse que teve uma reação exagerada. No entanto, ela alegou "falta de transparência" entre o aplicativo, o motorista e ela, uma vez que ao solicitar a corrida, teria aparecido a opção que ela pagasse em dinheiro. A Uber não se manifestou sobre o caso. 

Luiz também falou ao portal e explicou que está cadastrado na plataforma há dois anos e meio, mas há seis meses trabalha de forma fixa, por estar desempregado. Segundo ele, nesse período, acabou já tendo problemas com outros passageiros em situações semelhantes.Ele ainda justificou que, por causa disso, tem uma câmera no carro e grava todas as corridas que faz, com o objetivo de garantir a segurança dele.

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Em nota enviada à imprensa, a Uber se posicionou em relação ao caso. Confira na íntegra.

A Uber lamenta o caso e considera inaceitável o comportamento das partes registrado no vídeo compartilhado. As contas foram suspensas enquanto aguardamos pela apuração do caso.

Esperamos que motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente às autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados ou entenderem estar sendo vítimas de ações ilegais, como fraudes ou golpes. Ofender e agredir a outra parte são claras violações do Código da Comunidade Uber e são atos que podem levar à desativação permanente das contas envolvidas.

Os motoristas parceiros têm permissão para instalar câmeras ou utilizar dispositivos de gravação de imagens para fins de segurança e são claramente instruídos a como tratar tal tema do ponto de vista de respeito à privacidade do usuário. Isso inclui a proibição expressa de gravar viagens a fim de publicá-las nas redes sociais ou em qualquer outro fórum público. Tal prática também representa uma clara violação do Código da Comunidade que pode levar à desativação.

Por fim, é importante esclarecer que não existe função de "pagar na próxima". O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Esse recurso foi criado em 2019 pensando em ajudar os motoristas parceiros com troco e não a incentivar que usuários deixem de pagar viagens. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário.

A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. A Uber orienta que motoristas e usuários evitem conflitos e que, sempre que necessário, as partes envolvidas reportem o ocorrido no aplicativo pelo Menu Ajuda.

 

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