É falso que houve novo incidente com tubarão em Piedade

Informação começou a circular em grupos de WhatsApp, recuperando um vídeo registrado em 10 de julho de 2021

por Vitória Silva ter, 05/09/2023 - 13:25
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Sinalização de perigo na praia de Piedade Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Não houve, nesta terça-feira (5), um novo incidente com tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A informação falsa começou a circular em grupos de WhatsApp, recuperando um vídeo registrado em 10 de julho de 2021, quando um homem de 51 anos morreu após ser atacado por um tubarão, próximo à Igrejinha do bairro, ponto já conhecido pelo histórico de incidentes com animais marinhos.

A ocorrência foi descartada tanto pelo Corpo de Bombeiros, como pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No vídeo que é compartilhado nas redes sociais com a sinalização de "Encaminhada com frequência" é possível ver um grupo de pessoas cercando um homem deitado de bruços na areia, despido, já sem vida e com uma lesão gravíssima na perna direita. 

A vítima foi da ocorrência em 2021 foi Marcelo Rocha dos Santos, de 51 anos, que estava bebendo com os amigos na faixa de areia, pouco antes do ataque. Ele entrou no mar por volta das 14h, sob tempo nublado e maré enchendo, e foi atacado em poucos segundos. No local, há posto de guarda-vidas e sinalização de perigos. 

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) também desmentiu a informação de ataque nesta manhã. A pasta orienta que, antes de compartilhar uma inmformação, imagem ou vídeo, o internauta se certifique que a notícia é verdadeira. A secretaria reforça que o banho de mar no trecho de 2,2 km em frente à Igrejinha de Piedade é proibido através do decreto municipal 79/2021, de Jaboatão dos Guararapes.

 

COMENTÁRIOS dos leitores