Tia Má será destaque da 2ª Expo Preta RioMar

A comunicadora trata sobre questões como racismo, xenofobia, gordofobia, relacionamento, sexualidade e autoestima no seu stand up "Tia Má Com a Língua Solta" e em programas de televisão

por Thabata Alves qui, 09/11/2023 - 16:37
Divulgação Tia Má Divulgação

No mês que marca a Consciência Negra, o RioMar Recife e o Instituto JCPM de Compromisso Social promovem a 2ª Expo Preta RioMar, mostra autoral que evidencia, celebra e difunde a cultura negra e o afroempreendedorismo. O evento ocorre entre os próximos dias 17 e 19 de novembro, reunindo produtos, serviços, artes visuais, música e painéis de conteúdo, para incentivar a sociedade a refletir sobre representatividade e igualdade racial.

Reconhecida e premiada já no seu primeiro ano, a Expo Preta RioMar chega à segunda edição ainda mais potente. Todas as demais atividades oferecidas de sexta a domingo no Piso L3 do RioMar Recife são gratuitas.

A programação diversificada traz como novidades da edição de 2023 um desfile de moda comandado pelo estilista senegalês Lassana Mangassouba e o Espaço Literatura Preta, ocupado por escritoras, educadoras, contadoras de histórias e empreendedoras sociais recifenses, como Jaqueline Fraga, autora de "Negra Sou", finalista do prêmio Jabuti.

Haverá, ainda, uma área dedicada às crianças e adolescentes, com jogos online da startup pernambucana Mangrove Game Studio. ​

Outro destaque é o painel mediado pelo jornalista Pedro Lins com Tia Má, atriz, comunicadora, escritora, ativista e comediante que faz crítica com humor sobre questões como racismo, xenofobia, gordofobia, relacionamento, sexualidade e autoestima no seu stand up "Tia Má Com a Língua Solta" e em programas de televisão.

"A Expo Preta RioMar é um movimento que reflete o compromisso do Grupo JCPM com a inclusão econômica e a valorização da cultura negra em todas as suas nuances", destaca a diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lucia Pontes. 

A gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly Halinski, também ressalta a relevância da mostra. “Estamos felizes em promover a 2ª edição da Expo Preta RioMar em parceria com o IJCPM. Trata-se de um projeto autoral que reúne negócios, cultura e conteúdo em um só evento. De forma democrática e inclusiva, a mostra valoriza as iniciativas de afroempreendedorismo originadas no Pina e Brasília Teimosa, contemplando este ano também outros territórios do Recife. O evento está consolidada e já integra o calendário anual do RioMar Recife”, pontua.

A partir de painéis de conteúdo, oficinas, mostra de artes visuais e apresentações culturais de classificação livre, a programação da 2ª Expo Preta RioMar abraça todas as pessoas. "Trata-se de uma iniciativa de enorme valor agregado para promover a reflexão sobre os desafios enfrentados na construção de uma sociedade sustentável. Tudo isso construído de forma coletiva, inclusiva e plural", ressalta a gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal. 

O envolvimento das pessoas afroempreendedoras em todas as etapas do projeto é um dos princípios norteadores da Expo Preta RioMar desde a sua concepção. Conteúdos, atrações artísticas, expografia e programação em geral são formatados através da escuta e do reconhecimento da riqueza da cultura negra em todas as suas nuances.

"O evento ecoa a voz e as experiências das comunidades, de onde surgiu o anseio de pautar o tema do enfrentamento à desigualdade racial, para marcar o Mês da Consciência Negra. O engajamento do público geral nessa discussão  produz um efeito multiplicador, essencial ao fomento de uma cultura inclusiva", salienta a gestora de Diversidade e Inclusão do Grupo JCPM, Juliana Martorelli.  

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores