Mãe salva filha e morre em incidente com tubarão no México

María Fernandez, de 26 anos, teve a perna arrancada pelo animal marinho e morreu por afogamento

por Vitória Silva seg, 04/12/2023 - 12:36
Reprodução/Redes Sociais María Fernanda Martínez Jiménez, vítima de ataque de tubarão em praia no México Reprodução/Redes Sociais

A jovem María Fernanda Martínez Jiménez, de 26 anos, morreu afogada após um incidente com tubarão na praia de Melaque, no município de Cihuatlán, em Jalisco, no México. O caso é do último sábado (2) e aconteceu durante as férias da mulher na costa mexicana. Ela estava acompanhada da filha de cinco anos, que era o alvo inicial do ataque do animal marinho. Ao salvar a criança, a mulher teve a perna arrancada pelo tubarão. 

Relatos divulgados pela imprensa do país apontam que a mulher conseguiu resgatar a filha a tempo de colocá-la sobre uma boia inflável. No mesmo momento, o tubarão mordeu uma das pernas de María e a puxou para debaixo d'água. A vítima teve o membro amputado imediatamente e acabou sofrendo de uma hemorragia, que a impediu de nadar por conta própria e provocou uma morte por afogamento. O ataque aconteceu a cerca de 20 metros da faixa de areia.  

 

Segundo a página do Facebook Proteção Civil e Bombeiros de Cihuatlán, as equipes recuperaram o corpo de uma mulher sem perna após ter sido atacada “aparentemente” por um tubarão. Os policiais realizaram apoio e prevenção no evento de Travessia Aquática na Baía de Melaque, ao receberem relato de uma pessoa com problemas para sair do mar, na área do Parque Aquático. 

O corpo foi resgatado e levado até a areia, mas não apresentava mais sinais vitais. Apesar do susto, a criança de cinco anos escapou ilesa. María Fernanda era bióloga marinha e formada pelo Centro Universitário Litoral Sul. No domingo (3), foi realizada uma cerimônia religiosa em homenagem à vítima. 

A prefeitura da região de La Huerta, onde Cihuatlán está localizada, emitiu um alerta de presença de tubarão. "O Governo Municipal de La Huerta informa: diante dos acontecimentos no município de Cihuatlán Jalisco, pedindo à população que tomem precauções nas praias locais". O animal que atacou a banhista se tratava de um tubarão-touro fêmea, que se beneficia da costa na região para conseguir se reproduzir. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores