Biden enviará delegação de alto nível ao México

Em sua conversa telefônica desta quinta, Biden e López Obrador "compartilharam uma preocupação similar com o aumento do fluxo migratório nas últimas semanas"

qui, 21/12/2023 - 17:50
Guillermo Arias Migrantes se preparam a cruzar o Rio Grande do México para Eagle Pass, no Texas, Estados Unidos, em 4 de agosto de 2023 Guillermo Arias

Uma delegação americana de alto nível viajará ao México nos próximos dias para falar da crise migratória, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (21), após conversas telefônicas entre os presidentes Joe Biden e Andrés Manuel López Obrador.

Biden pediu ao secretário de Estado, Antony Blinken, ao secretário de Segurança Nacional, Alejando Mayorkas, e à assessora de Segurança Nacional da Casa Branca, Liz Sherwood Randall, que viajem ao México "nos próximos dias".

Os três funcionários americanos "se reunirão com o presidente López Obrador e sua equipe para discutir novas ações que possam ser tomadas em conjunto para abordar os desafios fronteiriços atuais", apontou Kirby.

As conversas e a viagem ocorrem enquanto o oposicionista Partido Republicano pressiona os democratas de Biden para que realizem mudanças importantes na política de imigração como condição para aprovar um pacote de ajuda emergencial para Ucrânia e Israel.

Kirby disse que houve um "aumento dramático" na migração pela fronteira, em grande parte de países centro-americanos devastados pela violência.

Em sua conversa telefônica desta quinta, Biden e López Obrador "compartilharam uma preocupação similar com o aumento do fluxo migratório nas últimas semanas", indicou Kirby.

Os dois mandatários falaram "em termos gerais sobre o que pode ser feito dentro do México para frear esse processo", disse.

Algumas das medidas possíveis seriam aumentar os postos de controle em linhas ferroviárias e estradas e ampliar a presença de forças de segurança na fronteira sul do México, disse o porta-voz.

COMENTÁRIOS dos leitores