Kim Jong Un urge 'acelerar' preparativos para guerra

Os comentários do líder norte-coreano chegam uma semana depois de ele advertir que seu país não hesitaria em lançar um ataque nuclear em caso de 'provocação' com armas atômicas

qui, 28/12/2023 - 07:08
STR O líder norte-coreano Kim Jong Un (E) visto assistindo a um teste de lançamento do mais potente míssil balístico de seu país STR

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, instou seu partido a "acelerar" os preparativos de guerra, incluindo seu programa nuclear, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira (28, noite de quarta em Brasília).

Os comentários de Kim chegam uma semana depois de ele advertir que seu país não hesitaria em lançar um ataque nuclear em caso de "provocação" com armas atômicas.

Kim tratou do tema na reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que governa o país, na qual são esperados anúncios de decisões políticas para 2024.

O herdeiro da dinastia comunista urgiu seu partido a "acelerar mais os preparativos de guerra" em diferentes setores, como o de armas nucleares e defesa civil, informou a agência de notícias oficial KCNA.

Kim garantiu que "a situação militar" na Península da Coreia se tornou "extrema" devido às ações "sem precedentes" de Washington.

Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos intensificaram a cooperação militar diante da onda de testes armamentistas dos norte-coreanos este ano, e ativaram um sistema para compartilhar informação em tempo real sobre os lançamentos de mísseis de Pyongyang.

Há algumas semanas, um submarino americano de propulsão nuclear chegou ao porto sul-coreano de Busan, e Washington enviou bombardeiros de longo alcance para executar manobras com Seul e Tóquio.

Para Pyongyang, o envio de armas estratégicas, como os bombardeiros B-52, para as manobras conjuntas na Península da Coreia são "ações intencionalmente provocadoras dos Estados Unidos para uma guerra nuclear".

O Norte lançou este ano um satélite-espião de reconhecimento, consagrou em sua constituição a condição de potência nuclear e testou seu míssil balístico intercontinental mais potente, o Hwasong-18.

COMENTÁRIOS dos leitores