No trânsito, acorde para a vida

Podcast alerta para o risco do sono ao volante. Sonolência está entre as maiores causas de sinistros de trânsito no Brasil

qui, 28/12/2023 - 11:19
Camilla de Assis/LeiaJá Sob sonolência, motoristas perdem lucidez nas estradas. Camilla de Assis/LeiaJá

O sono está entre as maiores causas de sinistros de trânsito no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Juntos, a fadiga e a sonolência correspondem a 60% dos sinistros nas vias brasileiras. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 2020 a 2022, foram registrados, nas rodovias federais em Pernambuco, 261 sinistros por causa presumível condutor dormindo. Durante esse período, 369 pessoas ficaram feridas, bem como 36 mortes foram contabilizadas em razão da sonolência.

O risco do sono ao volante é o tema do novo podcast jornalístico do LeiaJá. Conduzido pelo jornalista parceiro Nathan Santos, o trabalho “No trânsito, acorde para a vida” traz relatos de quem sofreu os efeitos do cansaço durante trajetos em veículos, assim como aborda as visões de especialistas que alertam para as consequências maléficas do problema e sugerem iniciativas para evitar que motoristas durmam ao volante. A edição técnica do podcast é de Caio Lima e Stephany Taiani.

O projeto também revela que o sono carrega efeitos semelhantes ao uso do álcool ao volante. Descubra como realizar uma prevenção estratégica em prol da sua vida e das vidas das pessoas ao seu redor. Ouça agora:

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores