Queima da Lapinha marca as tradições no Recife

A concentração está marcada para às 16h30, no Pátio do Livramento, no centro do Recife

por Rachel Andrade sab, 06/01/2024 - 15:39
Marcos Pastich/PCR Queima da Lapinha de 2023, no centro do Recife Marcos Pastich/PCR

A tradicional Queima da Lapinha acontece neste sábado (6), a partir das 16h30, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, para celebrar o fim das festividades natalinas na cidade. O cortejo sai do Pátio do Livramento e segue para o Pátio de São Pedro, onde será acesa a fogueira que representa a queima da manjedoura. 

Organizado pela Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento terá apresentações de 15 pastoris, além de três orquestras, bloco lírico, grupos de dança e passistas. A celebração termia ao som dos clarins de Momo, marcando o abre alas para o Carnaval. 

Segundo a tradição, que remonta do século XIX, do período jesuíta, as pessoas se reúnem ao redor da fogueira e anotam em pequenos pedaços de papel o que esperam para o ano que acaba de começar. Todos jogam seus votos ao fogo, como uma forma de renovar as esperanças. 

Participam do cortejo os seguintes pastoris: Estrela Brilhante, Tia Nininha 3ª Idade, Menino Jesus Vovó Bibia, Luz do Amanhecer, Sereias Teimosas, Giselly Andrade, Tia Marisa, Estrela Guia do Cabo, Vovó Alzira, Viver a Vida 3ª Idade, Estrela do Mar, Estrela Dourada, Campinas Alegres, Estrelas do Recife e Angel de Brasília Teimosa. Além das orquestras: Brasileira do Recife, Mendes e sua Orquestra, 19 de Fevereiro. 

O evento ainda vai contar com a participação do Bloco Pierrot de São José, patrimônio vivo do Recife, além da Inclusão Cia de Dança e do Bloco das Flores. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores