Cremepe interdita os serviços eletivos do Barão de Lucena

Conselho apontou uma série de problemas dentro do hospital

qui, 18/01/2024 - 19:34
Reprodução/Google Street View Fachada do Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife Reprodução/Google Street View

Ao apontar uma série de problemas dentro do Hospital Barão de Lucena, após fiscalizações, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) anunciou, nesta quinta-feira (18), a interdição cautelar ética parcial da unidade hospitalar, localizada na Zona Oeste do Recife. Com a decisão, serão afetados os serviços de internamentos e atendimentos médicos que foram marcados com antecedência, exceto os de pacientes com câncer.

A medida tomada pelo Cremepe já havia sido notificada em dezembro à direção do complexo, que teve 30 dias para solucionar os problemas encontrados pela entidade. O conselho afirmou que o hospital, que integra a rede estadual de saúde, “sofre com um grande desabastecimento de medicamentos e insumos básicos”.

“Uma vez constatada a continuidade das irregularidades notificadas, a interdição tem como objetivo preservar a dignidade do atendimento à população e a segurança do ato médico”, disse o Cremepe em nota.

Simepe se manifesta sobre interdição

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) diz ter feito denúncias formais ao Cremepe sobre "o caos que o Hospital Barão de Lucena (HBL) se encontra, expondo ao risco profissionais e pacientes que buscam atendimento na unidade de saúde".

De acordo com o sindicato, além da falta de insumos básicos, a unidade hospitalar expõe os profissionais de saúde a jornadas excessivas e não oferece condições necessárias para o trabalho. O Simepe ainda aponta ausência de leitos e de medicações básicas.

"O Simepe destaca também que não é a primeira vez que a entidade vem a público denunciar o cenário caótico enfrentado no HBL e nos principais hospitais do Estado. É inadmissível e não há como fechar os olhos para a situação de abandono e desassistência que infelizmente se tornou corriqueira ao longo dos últimos 13 meses", diz o sindicato em nota.

Direção do hospital

Em comunicado, a diretoria da unidade hospitalar, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informou que "os atendimentos na urgência e emergência estão mantidos normalmente na unidade, além dos procedimentos eletivos de cirurgia vascular e oncológicos".

A nota acrescenta que "uma força-tarefa já foi montada para otimizar a compra de insumos e evitar o desabastecimento no HBL".

A diretoria decidiu, na terça-feira (16), que casos específicos de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade estão em reavaliação e, se necessário, pacientes serão encaminhados para outras unidades da rede de saúde.

A decisão, garante o HBL, não afetará a assistência aos pacientes e que, "com a regularização dos estoques, o atendimento das eletivas será normalizado".

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) ainda não se pronunciou sobre a medida anunciada pelo Cremepe e ratificada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores