FAB socorre tripulante turco com suspeita de infarto

Homem, que estava em navio com bandeira das Ilhas Marshall próximo à costa pernambucana, foi encaminhado a hospital no Recife

por Vitória Silva qui, 25/01/2024 - 09:41
Divulgação/FAB Momento em que tripulante turco em navio das Ilhas Marshall é socorrido pela FAB Divulgação/FAB

Um tripulante turco com suspeita de infarto foi resgatado, na tarde dessa quarta-feira (24), por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O paciente estava em um navio com bandeira das Ilhas Marshall, da Micronésia, e que estava a cerca de 250 quilômetros da costa de Pernambuco. Identificado como Oguzhan Baydak, de 29 anos, o homem foi transferido, estável e orientado, para o Hospital Jayme da Fonte, na Zona Norte do Recife.  

Após ser notificada de que o jovem estaria passando mal, com dores no peito e no braço esquerdo, a equipe do navio acionou a força aérea brasileira, que registrou a missão como uma Evacuação Aeromédica (EVAM). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão. O helicóptero decolou de Natal em direção ao Recife, e em seguida alcançou a embarcação em alto-mar.  

O voo durou cerca de 50 minutos e a equipe pousou com o paciente, na Base Aérea do Recife, por volta das 18h13. De lá, o turco foi transferido ao Jayme da Fonte, onde deu entrada por volta das 19h. A FAB divulgou fotos de todo o resgate.  

Segundo a equipe médica, Oguzhan estava com "quadro de dor na região cervical irradiada" para o braço esquerdo quando chegou à unidade de saúde. Ele foi atendido imediatamente, passou por exames e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica, onde segue sob observação. Apesar de estar consciente e estável, o estrangeiro não possui previsão de alta. 

Embed:
 

 

COMENTÁRIOS dos leitores