Fiscais acham comida estragada no Mix Mateus do Recife

A inspeção realizada no supermercado Mix Mateus, no bairro de Santo Amaro, no Recife, encontrou carne de procedência duvidosa, além de frutas e verduras em estado de decomposição

por Rachel Andrade ter, 30/01/2024 - 18:21
Divulgação Foram apreendidos mais de 800 kg de carne suína de procedência duvidosa Divulgação

Uma fiscalização realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com outros órgãos de controle, apreendeu, na última segunda-feira (29), alimentos de procedência duvidosa, além de outros produtos estragados e em estado de decomposição, em uma unidade do supermercado Mix Mateus, no Recife. 

A inspeção foi feita no Mix Mateus, situado na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, inaugurado há menos de dois meses na capital pernambucana, e contou com a participação do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), Procons de Recife e Pernambuco, Vigilância Sanitária e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Foram apreendidos mais de 800 kg de carne suína de procedência duvidosa, mais de 5 kg de linguiças estragadas, mais de 60 kg de ração para animais domésticos sem qualquer indicação de ingredientes, além de várias frutas e legumes já em decomposição. 

Segundo o MPPE, os agentes andaram pelo estabelecimento conferindo se a higiene e etiquetagem dos produtos estavam dentro dos conformes. Também foi verificada a veracidade das promoções, informações claras, transparência nas relações comerciais, manipulação e conservação correta dos alimentos. 

Segundo o promotor de Justiça Maviael de Souza Silva, titular da 16ª Promotoria de Justiça da Cidadania da Capital, a fiscalização é feita de modo a proteger o consumidor. “O consumidor tem o direito a adquirir produtos de qualidade como a legislação brasileira assegura. As práticas comerciais têm de ser corretas, respeitando o Código de Defesa do Consumidor”, comentou. 

A gestora da Unidade de Fiscalização do Procon Recife, Maria Eduarda Ângelo, afirmou que a ação retirou de circulação alimentos considerados prejudiciais à saúde. “Nesse caso, por se tratar comida, existe uma preocupação maior, que é com a saúde das pessoas. Não foi a primeira e não será a última iniciativa realizada com o MPPE. Cada vez mais, buscamos fortalecer o trabalho conjunto”, destacou. 

Na ação, os fiscais do IPEM-PE verificaram a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos produtos de certificação compulsória, a precisão das balanças e a correta indicação de peso nos produtos, garantindo que o consumidor não seja prejudicado. 

A reportagem procurou a assessoria de comunicação do Grupo Mateus, que gerencia os supermercados da rede Mix Mateus em todo o Brasil, mas não recebeu um posicionamento até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos. 

O MPPE orienta a população denunciar irregularidades encontradas em demais estabelecimentos comerciais pelos seguintes números: 

Vigilância Sanitária: (81) 3355-1872 

Procon Pernambuco: 0800 282 1512 

Procon Recife: (81) 3181-7000 

ADAGRO: (81) 3181-4511 

IPEM: (81) 3184-4700 

 

COMENTÁRIOS dos leitores