Holandês morre após bater a cabeça durante assalto em SP

Caso foi registrado como latrocínio, e nenhum suspeito foi preso até a noite desta quinta-feira

sex, 02/02/2024 - 08:00
Governo do Estado de São Paulo Policial ao lado de uma viatura da Polícia Militar de São Paulo Governo do Estado de São Paulo

Um holandês, de 58 anos, morreu no último sábado (27) depois de sofrer um assalto em São Paulo e, durante a ocorrência, bater a cabeça. A vítima, identificada como Hessel Hoeskra, ficou 12 dias internado no Hospital 9 de Julho (centro) antes de ir a óbito na semana passada. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como latrocínio, e nenhum suspeito foi preso até a noite desta quinta-feira (1°). Três suspeitos foram identificados.

Em nota, a SSP informou que Hessel Hoeskra e um amigo estavam fazendo "atividades turísticas" na cidade, quando foram abordados por criminosos. Um dos integrantes do grupo tentou roubar a correntinha do colega da vítima, mas o holandês reagiu e tentou impedir a ação dos assaltantes. Na confusão, Hoeskra caiu e a bateu a cabeça.

A pasta não informou o local onde a dupla foi assaltada e nem a data da ocorrência. Mas, em nota, afirmou que "o homem chegou a ficar internado por 12 dias no Hospital 9 de Julho".

Em comunicado, o hospital diz que "lamenta a morte do paciente Hessel Hoeskra ocorrida no dia 27 de janeiro" e que "se solidariza com a família e os amigos" da vítima.

O caso foi registrado como latrocínio pelo 78.º Distrito Policial (Jardins), e é investigado por meio de inquérito policial instaurado pela 1.ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).

A SSP diz que a polícia trabalha para identificar os suspeitos que participaram do crime, e que imagens de câmeras de monitoramento estão sendo analisadas. "Demais detalhes serão preservados para garantir autonomia aos trabalhos policiais", declarou a pasta.

Nesta quinta-feira, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, disse que três suspeitos foram identificados e que a prisão preventiva do trio foi solicitada. "Faltavam alguns detalhes para a autoridade policial fazer o pedido de prisão temporária e, certamente, não mediremos esforços para encontrá-los e colocá-los à disposição da Justiça", afirmou o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores