Prefeito ainda cumpre agenda em Brasília nesta quarta

João da Costa participa do balanço do PAC I e II, depois se reúne com a ministra de Relações Internacionais

por Thabata Alves qua, 07/03/2012 - 08:05
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Gestor retorna à capital pernambucana na noite de hoje Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Nesta quarta-feira (7), o prefeito João da Costa encerra a ampla agenda em Brasília e retorna ao Recife. O gestor participará na manhã desta quarta (7), da apresentação do balanço do PAC I e II. No final da tarde, o prefeito se reúne com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, no Palácio do Planalto, e retorna à capital pernambucana depois das 21h.

Na terça-feira (6), a agenda do gestor do Recife em Brasília foi de vários compromissos com  ministros, secretários e representantes de instituições financeiras. Pela manhã, teve por objetivo assegurar um fundo de 130 milhões de dólares para a Educação, em especial a infantil. O prefeito saiu da reunião com os representantes do Banco Mundial confiante na liberação do financiamento a curto prazo.

“Voltarei ao Recife com a perspectiva de novos recursos para a Cidade. Nessa reunião discutimos a liberação de um recurso de 130 milhões de dólares para uma pauta prioritária de nossa gestão. É importante destacar que esse fundo é pioneiro para municípios, já que o Banco Mundial só liberava esse tipo de financiamento para governos estaduais. O processo de análise está em fase final e estamos muito confiantes de que, em breve, garantiremos mais essa conquista para a cidade”, ressaltou o prefeito, acrescentando que parte do orçamento será empregado na modernização da Gestão e outros 20 milhões serão obtidos para obras no Centro do Recife.

O segundo compromisso do gestor foi à tarde, junto com o senador Humberto Costa, na Esplanada dos Ministérios, para adiantar os trâmites da liberação do recurso do Banco Mundial com o sub-secretário do Tesouro Nacional, Eduardo Coutinho. Em seguida, se reuniu com a ministra Miriam Belchior, quando tratou sobre o PAC da Copa e demonstrou empolgação após o encontro. “Limpamos todos os impedimentos no trajeto da Via Mangue, hoje. O cronograma de obras segue firme e será acelerado a partir de agora. Também conseguimos tratar sobre a viabilização do Parque dos Manguezais em Boa Viagem”, enumerou.

A agenda da terça encerrou na Esplanada dos Ministérios, com um encontro entre o prefeito e o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, para tratar da liberação de recursos no valor de R$ 2 milhões para obras do PAC Mobilidade Urbana. A verba foi anunciada pela presidenta Dilma, na semana passada, em agenda no Recife para inaugurar o Habitacional Via Mangue II. O recurso, que será utilizado 80% na capital e o restante na região metropolitana, propiciará a construção de corredores exclusivos de transporte coletivo, projeto para navegabilidade do Rio Capibaribe, entre outras intervenções.

COMENTÁRIOS dos leitores