Justiça Eleitoral recebeu 712 pedidos de impugnação
Dados fazem parte de um balanço feito pelo MPPE e pela PRE-PE
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, até esta quarta-feira (18), foram computados 712 pedidos de impugnação de candidatura e 318 dessas foram impetradas por promotores de justiça. Os dados, que fazem parte de um balanço feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-PE), atendem a capital recifense, 13 municípios da Região Metropolitana e 16 cidades-pólos do interior.
Das 172 impugnações formuladas pela MPPE nas 30 principais cidades do estado, 65 foram formuladas com base na Lei da Ficha Limpa e outros casos fazem referência ao não atendimento das coligações, com o mínimo de 30% de candidaturas para mulheres. Araripina é uma das cidades que recebeu o maior número de impugnações - 26 ao todo -, e em segundo lugar está Jaboatão dos Guararapes, com 12 solicitações.
Caso os pedidos dos promotores sejam atendidos, os candidatos não poderão disputar as eleições, e a Justiça Eleitoral irá julgar todos os casos até 5 de agosto. Boa parte das rejeições por causa da Lei da Ficha Limpa acontece pela rejeição das contas dos candidatos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Tribunal de Contas da União (TCU).