Candidatos debatem o destino do lixo urbano

Os prefeituráveis do Recife discutirão o assunto nesta terça (7)

seg, 06/08/2012 - 12:08
André Nogueira/LeiaJáImagens O ciclo de debates Abralatas 2012 acontecerá no auditório do Banco Central, das 8h30 às 13h André Nogueira/LeiaJáImagens

Os candidatos a prefeito do Recife discutirão nesta terça-feira (7) o destino e o reaproveitamento do lixo urbano da cidade, assuntos previstos na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O ciclo de debates Abralatas 2012 acontecerá no auditório do Banco Central, das 8h30 às 13h e tem como tema Prefeituras e Catadores: uma integração necessária.

O Recife será a única cidade do Nordeste a receber o ciclo de debates da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade e o tema será destaque no programa dos candidatos às eleições municipais deste ano. Isso porque todas as cidades brasileiras terão que se adaptar às diretrizes estabelecidas na PNRS, que prevê, por exemplo, o fim dos lixões de 2014. O setor movimenta bilhões de reais em todo o país.

“Será elaborado um documento-base, a ser encaminhado aos candidatos das cidades com mais de 500 mil habitantes, para que se comprometam com a reciclagem e com as cooperativas de catadores”, antecipa Renault Castro, diretor executivo da Abralatas.

De acordo com os dados da Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape), Pernambuco tem, atualmente, um total de oito mil catadores cadastrados. Desse total, quatro mil estão na Região Metropolitana do Recife. Uma população que será afetada diretamente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina por parte do poder público, o fechamento de todos os lixões até 2014.

“Os dados mostram que os prefeitos – os atuais e os futuros – precisam tomar alguma providência nesta área. Temos que aproveitar a oportunidade para ver quem realmente está compromissado com o futuro da reciclagem, compromissado com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e com as cooperativas de catadores”, reforça o diretor da Abralatas.

A capital pernambucana será a única capital do Nordeste a receber esse evento, que acontece em mais três capitais do país: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus.

COMENTÁRIOS dos leitores