Em São Paulo, Dilma grava para Haddad e Patrus

Agência Estadopor Agência Estado sex, 07/09/2012 - 09:26

Além de gravar mensagens de apoio ao candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, a presidente Dilma Rousseff aproveitou sua vinda a São Paulo na quarta-feira (5) para registrar também sua participação no programa eleitoral do candidato do partido à prefeitura de Belo Horizonte (MG), o ex-ministro Patrus Ananias.

Dilma se empenhou para que Patrus se lançasse na disputa eleitoral contra o prefeito Marcio Lacerda (PSB), aliado do senador tucano Aécio Neves e candidato do partido que, embora aliado nacional do PT, é adversário na capital do Estado onde a presidente nasceu.

Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (5) aponta que Patrus subiu 7 pontos e reduziu para 14 a vantagem de Lacerda na corrida em Belo Horizonte. O prefeito oscilou de 46% das intenções de voto para 44%, e Patrus subiu de 23% para 30%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais.

Para dirigentes petistas em Minas, a entrada de Dilma na campanha de Patrus fortalecerá a trajetória de ascensão do ex-ministro.O plano inicial de Dilma era se manter neutra no primeiro turno das eleições municipais para não melindrar candidatos de partidos de sua base aliada no Congresso, mas a presidente abriu exceção para São Paulo e Belo Horizonte. As imagens de Dilma devem ser usadas nos horários eleitorais de Haddad e Patrus nos próximos dias.

A disputa entre PT e PSB em Belo Horizonte e Recife (PE), onde o PSB frustrou os petistas lançando candidatura própria, tem como pano de fundo uma possível candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República em 2014. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada na segunda-feira (3) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que a sigla já vê um eventual rompimento com o PSB na eleição presidencial de 2014. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores