Congresso abre ano legislativo na tarde desta segunda

Sessão de abertura está marcada para as 16h

seg, 04/02/2013 - 09:22

Na tarde desta segunda-feira (4), haverá a abertura oficial dos trabalhos da sessão legislativa de 2013. A cerimônia terá início às 14h com a sessão marcada para as 16h.

Se não chover, a cerimônia terá início na rampa de acesso ao Salão Negro do Congresso, com a chegada do presidente eleito do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também preside Congresso Nacional. Ele será saudado pelos Dragões da Independência e a guarda de honra do Exército. Ele assistirá execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras. Haverá ainda a Salva de Gala de 21 tiros de canhão e, em seguida, o presidente passará revista a tropa.

Ao subir a rampa, Renan encontra-se com os secretários da Mesa e diretores gerais da Câmara e do Senado e segue até o meio do caminho, onde estará o novo presidente da Câmara, acompanhado de lideranças parlamentares das duas Casas. Se chover, a cerimônia é transferida para a Chapelaria do Congresso Nacional.

Já no Salão Negro, os presidentes das duas casas serão recebidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Juntos, todos seguem para o Plenário da Câmara para dar início à sessão solene. A presidente Dilma Rousseff não estará presente, pois estará no estado do Paraná.

Na sessão solene de abertura dos trabalhos, o primeiro ato é receber oficialmente a mensagem enviada ao Poder Legislativo pela presidente da República, Dilma Rousseff. A carta será entregue por Gleisi Hoffmann. A leitura será feita pelo 1º secretário da Mesa do Congresso (que também é o primeiro secretário da Mesa da Câmara). A mensagem para o Legislativo trata das expectativas e planos do Executivo para o ano de 2013 e das parcerias que podem ser feitas com os demais Poderes.

Em, seguida, será a vez de Joaquim Barbosa fazer a apresentação do STF para 2013. A sessão solene é encerrada com discurso do presidente do Congresso.

COMENTÁRIOS dos leitores