Câmara vota Plano de Cargos e Carreiras da Sinfônica

Projeto de Lei estabelece um piso salarial dentre outras revindicações da classe

sex, 15/02/2013 - 20:57
Chico Peixoto/LeiaJáImagens

A Câmara de Vereadores poderá votar o Projeto de Lei 07/2013 que cria o Plano de Cargos e Carreiras dos músicos da Orquestra Sinfônica do Recife. O texto foi encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça e deve passar por análise dos parlamentares responsáveis.

Nos principais pontos constam tabelas de vencimentos e um novo quadro de funções gratificadas, além de estabelecer um piso salarial para a classe. O texto prevê a realização de atividades como ensaios preparatórios, ensaios gerais, a realização de concertos e também normatiza as progressões por tempo de serviço, dentre outras modificações. 

Extinguem-se as atuais gratificações recebidas pelos músicos para manutenção e indumentária, ensaio individual e ajuda de custo para realização de concertos. No Projeto de Lei de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), um dos artigos destacam a permanência de cargos comissionados como o de regente titular da Orquestra que é nomeado pelo Prefeito do Recife com base na indicação dos músicos. 
      
O vereador reforçou que com a baixa remuneração fica difícil conseguir bons músicos sinfônicos porque eles precisam estudar durante toda a sua vida profissional. “Daí a dificuldade de encontrar músicos aptos a ingressar na sinfônica, com essa baixa remuneração”, ressaltou Lucca.

Ele reforçou que em alguns casos os próprios músicos têm que comprar e manter os instrumentos e que ao completar 81 anos de existência, a sinfônica passa por dificuldades no que diz respeito a salários e fornecimento deinstrumentos básicos.

“É de fundamental importância a manutenção do arquivo de músicas existente, bem como a aquisição de novos materiais”, comentou o vereador.A orquestra que era administrada pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, atualmente está sobre a responsabilidade da Secretaria de Cultura.

COMENTÁRIOS dos leitores