Audiência pública discutirá extinção do 14º e 15° salários
Vários deputados são a favor da inexistência do benefício
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT) convocou todos os deputados estaduais a comparecerem nesta terça-feira (5), a uma audiência pública sobre a extinção dos 14º e 15º salários pagos aos parlamentares. O debate acontecerá na sede da Ordem dos Advogados Brasileiros (OOAB-PE), no bairro de Santo Antônio no Recife às 11h.
Semana passada, os valores extras pagos aos deputados federais e aos senadores foi extinto no Congresso Nacional e refletiu comentários em todo o Brasil. Após decisão federal, o cenário pernambucano da Alepe poderá dar fim também, aos mesmos benefícios.
De acordo com a deputada Isabel Cristina (PT), a decisão da extinção dos valores é algo que a população opta e que ela também acata. “É uma discussão que remete indignação da sociedade e se a sociedade não aceita temos que estar ao lado dela. Acho que o tempo passou a exigir outras demandas e uma política mais transparente”, opinou a petista.
Quem também é a favor da exclusão do benefício é o deputado Cleiton Collins (PSC). “Sou a favor daquilo tudo que seja correto dentro da legalidade”, disse o parlamentar. Para a deputada Raquel Lyra (PSB), que também é a favor da inexistência, os salários devem ser pagos como a qualquer trabalhador. “Sou a favor da extinção e sabemos que existe uma discussão na sociedade. Acho que a remuneração deve ser comum a todos os trabalhadores”, justificou a socialista.
Para a deputada Terezinha Nunes (PSDB), que também deu parecer favorável à anulação do 14º e 15º salários, não há precisão dos valores. “Eu acho que não tem a necessidade de se pagar este valor. Na época que se ganhava menos, talvez fosse certo, mas acho que não é mais necessário esse pagamento”, declarou a tucana.