Cidades mineiras escolheram prefeitos neste domingo (7)

Votação aconteceu em Diamantina, São João do Paraíso, Cachoeira Dourada e Biquinhas

seg, 08/04/2013 - 11:12
Chico Peixoto / LeiaJáImagens / Arquivo A nova eleição ocorreu devido a cassação dos prefeitos eleitos em 2012 Chico Peixoto / LeiaJáImagens / Arquivo

Mais de 165 mil eleitores voltaram às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos de 16 cidades brasileiras, neste domingo (7). No Estado de Minas Gerais, foram decididos os gestores municipais em quatro cidades: Diamantina, São João do Paraíso, Cachoeira Dourada e Biquinhas. Das quatro cidades, a casadinha de PSDB com DEM ganhou em duas.

Na cidade de Diamantina no Vale do Jequitinhonha foram eleitos Paulo Célio Hugo (PSDB) como prefeito e Cássio Moreira (DEM) com vice. Os novos chefes do executivo obtiveram 14.706 votos, o que representa 63,79%. No município de São João do Paraíso, Norte de Minas, a casadinha entre tucanos e democratas se repetiu. O candidato Antônio de Oliveira Pinto (PSDB) garantiu a vitória ao lado de seu vice, Roberto César Mendes (DEM). Eles tiveram 6.237 votos (58,18%) e venceram para o PT de Antônio Caroba da Silva, e seu vice, Natalino Oliveira que obtiveram  4.484 votos (41,82%). 

Em Biquinhas, Carlos Alberto Pereira (PR), e seu vice, José Luiz Almeida (PMDB), ganharam com um pouco mais de 50% da votação. Os novos gestores tiveram 1.311 votos (50,31%) e governarão o município até 2016. O segundo lugar ficou com a dupla de tucano: Cleiton Silva e Lucien Amaral que concorriam a prefeito e vice, respectivamente.

Eleição extemporânea: A realização de nova eleição para prefeito nos quatro municípios ocorreu em virtude à confirmação pela Justiça Eleitoral da cassação dos prefeitos eleitos em 2012. Em todas essas cidades, as eleições foram anuladas porque os candidatos que concorreram com registros de candidatura indeferidos obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, os votos recebidos por eles foram anulados pela Justiça Eleitoral.

COMENTÁRIOS dos leitores