Políticos e populares protestam contra a seca

Manifestação tem o objetivo de pressionar o governo federal em relação a ações contra a seca

seg, 13/05/2013 - 13:05

Prefeitos, vereadores, parlamentares e sociedade civil se reuniram na manhã desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para a realização de um ato público com o objetivo de cobrar ao governo federal maia ações no combate a seca. A manifestação nomeada de ‘Grito pelo Nordeste’ é uma mobilização nacional que ocorre simultaneamente com outros estados atingidos pela estiagem.

Segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), órgão que está à frente do ato, junto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 100 prefeitos estão participando do protesto.

Entre as reivindicações exigidas estão à liberação imediata de recursos correspondentes, a no mínino, uma cota média do Fundo de Participação Municipal (FPM), compra de ação animal, suspensão imediata das execuções judiciais de produtores, entre outros.

Além dos gestores que representam as diversas cidades atingidas pela seca como Cabrobó, Chá Grande, Cumaru, entre outras, estão também prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) como Dilsinho Gomes de Moreno (PSB) e Labanca de São Lourenço da Mata (PSB). Além dos socialistas, o senador Humberto Costa (PT) também já se encontra no local. Segundo o petista sua participação no evento é, além de solidarizarão, uma forma de mostra “as ações que o governo federal vem fazendo”.

O ato foi iniciado oficialmente por volta das 11h30 com apresentações artísticas dos cantores, Israel Filho e Josildo Sá. Este último cantou a música “Súplica do Sertanejo”. Neste momento, a ação segue no plenário da Alepe com discursos de políticos.

COMENTÁRIOS dos leitores