Prefeitos se reúnem com ministro da Integração Nacional

No encontro foi entregue um documento com reivindicações dos municípios do NE

qua, 15/05/2013 - 16:51
Clélio Tomaz/LeiaJaImagens/Arquivo Governo Federal pretende construir políticas de combate a seca dialogando com municípios e a sociedade civil organizada Clélio Tomaz/LeiaJaImagens/Arquivo

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de associações municipalistas dos nove estados do Nordeste entregaram um documento de reivindicações durante encontro com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, na noite desta terça-feira (14). No documento constam reivindicações que possam mitigar os efeitos da seca. Também participaram do encontro equipes da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.



Ao receber os representantes dos municípios do Nordeste, o ministro fez um relato dos investimentos de suporte emergencial e estruturante e contou que o governo federal vai ouvir os entes federados e a sociedade para aperfeiçoar suas políticas.  Para isso ele sugeriu que as entidades municipalistas elejam representantes para integrar o comitê gestor do programa Água para Todos.



“A ideia é que partir das reuniões do comitê gestor e dos comitês estaduais do Água para Todos, estados, municípios e a sociedade representada possam ajudar o Governo Federal a direcionar os investimentos do programa e a acompanhar melhor a execução dos projetos e a territoralização das medidas”, comentou o ministro.



O prefeito de Jequiá da Praia (AL) e vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, avaliou o encontro. Ele comentou que o canal de dialogo será um grande passo para os municípios acompanhem de perto as decisões e possam cobrar dos estados informações sobre a execução dos projetos.



Já o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota destacou que houve um Avanço em relação à última reunião no final de março. “Agora, as associações de municípios vão se reunir para definirmos nossa participação no comitê sugerido pelo ministro. Isto nos coloca ainda mais como partícipes das ações que o Governo Federal vem promovendo”, concluiu Patriota.

COMENTÁRIOS dos leitores