Raquel defende investimentos na educação da 1º infância

A deputada também lembrou que no próximo dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

qua, 15/05/2013 - 20:10
Rinaldo Marques/Assessoria/Alepe A socialista destacou as principais missões identificadas no Seminário Rinaldo Marques/Assessoria/Alepe

A deputada estadual Raquel Lyra (PSB) foi ao plenário, na tarde desta quarta-feira (15), para reforçar a necessidade de investimento na educação da  Primeira Infância, de zero aos seis anos de idade. Período esse, fundamental para o desenvolvimento da estrutura física, psíquica e das habilidades sociais do indivíduo. A Parlamentar destacou que, nos últimos anos, a situação da Primeira Infância no Brasil melhorou, em função da diminuição da taxa de mortalidade infantil, da desnutrição, do sub-registro de nascimento. Ela também reforçou que houve aumento do número de crianças frequentando creches e pré-escolas, sendo amamentadas exclusivamente pelo leito materno, entre outros avanços.



Mas apesar das melhorias, Raquel alertou aos deputados presentes que é preciso avançar muito mais. “Em abril deste ano, em Brasília, participei do Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância na Câmara dos Deputados. No evento, foram identificados avanços e desafios das políticas, programas e estratégias na defesa e proteção dos direitos das crianças na Primeira Infância do Brasil e de outros países”, afirmou.



A socialista destacou as principais missões identificadas no Seminário, entre elas: apoiar as mães desde a gestação, garantir educação infantil de qualidade, além de universalizar o acesso a creches e pré-escolas, além de facilitar o registro civil de nascimento. Outros pontos abordados tratam de fornecer cuidados especiais às crianças com deficiência, ter formação de qualidade para os profissionais que atuam com a primeira infância, nas áreas de educação, saúde e assistência social.



A deputada também lembrou que no próximo dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marco da luta pelo fim da violência sexual contra crianças e jovens. “Solicito um esforço de todos, no sentido de divulgar e participar da mobilização neste dia, para que toda sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfretamento, do ponto de vista político e operacional”, finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores